Topo

Gato sem ossos nas patas dianteiras ganha operação após campanha de ONG

O gato Harvey: superação nas patas traseiras - Reprodução/Daily Mail
O gato Harvey: superação nas patas traseiras Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

23/01/2013 11h19

O gato Harvey, de quatro meses de vida, ganhou da ONG Cats Protection uma operação que vai ajudá-lo a se locomover melhor. Ele nasceu sem os ossos que ligam a metade superior das pernas às patas dianteiras.

A campanha da ONG reuniun 3.000 libras (cerca de R$ 9.700) em apenas três dias, de acordo com nota do Daily Mail.

"Ele é uma coisinha adorável", disse a dona Liz McCulloch, 50, que o comprou em novembro passado no site "Gumtree" e o levou para casa em Glasgow, no Reino Unido.

Sua condição é rara, chamada de "agenesia radial" e foi identificada por um raio-x. Agora, Harvey aguarda pela operação que vai implantar próteses de metal no lugar onde deveriam estar os ossos.

"Ele está bem no momento, mas se não fizer a operação logo, pode começar a danificar sua espinha conforme for crescendo", disse Liz, que explicou que a operação deve ser feita até os seis meses de idade, para que os ossos existentes reconheçam os pinos de metal.

O felino aprendeu a andar apenas com as duas patas traseiras e também não parece sentir dificuldades ao se apoiar nos "cotovelos". "Como ele já nasceu assim, não sabe que há algo errado com ele, então ele corre apoiado nos cotovelos e brinca feliz como qualquer filhote".