Topo

Cidade natal de Dom Odilo realiza missa para apoiar cardeal no conclave

Lucas Azevedo

Do UOL, em Cerro Largo (RS)

12/03/2013 21h09

Moradores de Cerro Largo se reuniram na noite desta terça-feira (12) na igreja matriz para uma missa em homenagem a Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, natural da cidade.

Cerca de 200 fiéis participaram da cerimônia que pediu "que Deus ilumine os cardeais em Roma", conforme palavras do padre da paróquia Sagrada Família de Nazaré, Flávio Stoelben. No altar, um pôster de Dom Odilo estava exposto, ao lado das bandeiras do Brasil e do Vaticano.

A missa teve início às 18h30. Os fiéis foram chegando devagar, enquanto contemplavam o céu. Os mais eufóricos preferiram interpretar como um sinal divino a chuva ter parado de repente e o sol colorir o céu com um arco-iris em torno das torres da igreja.

Nesta tarde, houve uma vigília no salão paroquial. Dezenas de fiéis rezaram de olho em um telão montado pelos administradores da paróquia que transmitira notícías direto do Vaticano. Pouco antes das 16h, quando a fumaça negra surgiu na tela emergindo pela chaminé da Capela Sistina, houve um misto de alívio e apreensão.

"Esses dias estão sendo para nós repletos de esperança e fé. Dom Odilo é um homem de capacidade, com trânsito mundial e bom convívio em Roma", avaliou o padre Flávio.

Perto dali, a atendente de uma padaria reclamava em voz alta: "Será que se o dom Odilo virar papa vai fazer que nem a Xuxa, que não voltou mais pra terra dela?".
 
Para esta quarta-feira (13), a prefeitura da cidade já preparou a rua em frente à igreja, junto à praça central da cidade, que está com trânsito interrompido. Equipes de TV estão posicionando seus veículos no local para iniciarem links ao vivo. Mais jornalistas estãos sendo esperados para os próximos dias.