Topo

Dilma elogia a África e diz que continente tem semelhanças com a América Latina

Dilma participa de reunião do bloco Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul) em Durban, na África do Sul - Alexander Joe/AFP
Dilma participa de reunião do bloco Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul) em Durban, na África do Sul Imagem: Alexander Joe/AFP

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

27/03/2013 10h23

A presidente Dilma Rousseff destacou nesta quarta-feira (27), na 5ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Durban, na África do Sul, a importância de valorizar o Continente Africano que vem conquistando a credibilidade internacional ao vencer dificuldades econômicas e sociais. Dilma lembrou que a América Latina e a África têm vários aspectos comuns, como a busca pela superação da pobreza e da fome.

“Estamos unidos: Brics, América Latina e África com um crescente objetivo comum”, disse a presidente, lembrando que essas metas são: parcerias entre iguais voltadas para o “desenvolvimento entre seus povos”. “Nós vamos reduzir a distância que nos separa dos países mais avançados”, acrescentou. “O governo e o povo brasileiro têm noção da importância do continente africano na formação do povo brasileiro.”

Dima defendeu que os esforços sejam baseados na busca da paz e solidariedade com justiça social. A presidente lembrou que a África vem “desafiando os céticos”, pois tem construído condições para a estabilidade. Ela reiterou que dos dez países com melhores perspectivas de desenvolvimento até 2015, sete são africanos.

Além de Dilma, participam da cúpula os presidentes Jacob Zuma (África do Sul), que é o anfitrião do evento, Vladimir Putin (Rússia) e Xi Jinping (China), assim como o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.