Topo

Prefeito de Mumbai culpa decorador por desabamento de prédio que matou 66 na Índia

28.set.2013 - Socorrista pede maca para resgatar sobreviventes durante trabalho de buscas por entre destroços de prédio de cinco andares que desabou em Mumbai (Índia) - Danish Siddiqui/Reuters
28.set.2013 - Socorrista pede maca para resgatar sobreviventes durante trabalho de buscas por entre destroços de prédio de cinco andares que desabou em Mumbai (Índia) Imagem: Danish Siddiqui/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/09/2013 13h58

Sunil Prahbu, prefeito da cidade de Mumbai (Índia), disse neste domingo (29) que o culpado pelo desabamento de um prédio de cinco andares foi um decorador que removeu uma parede central e vigas sem autorização prévia. O incidente ocorreu na última quinta-feira (26). As informações são da rede de TV americana “CNN”.

Ashok Kumar Mehta, proprietário da empresa de decoração Mamamiya Decorators, está sendo acusado de homicídio culposo, sem a intenção de matar. A sede da companhia ficava no primeiro andar do edifício que desabou e estava em obras.

Segundo o prefeito de Mumbai, o dono da companhia de decoração removeu estruturas importantes do edifício que pertence à prefeitura. O prédio abrigava funcionários públicos e suas famílias.

Em novembro do ano passado, a prefeitura fez uma vistoria no prédio e concluiu que o edifício tinha más condições e precisava de reparos urgentes. A verba para fazer as mudanças foi aprovada em abril deste ano, porém o dinheiro não foi gasto.

O prefeito da cidade indiana ainda disse em entrevista que foi pedido aos moradores que deixassem o prédio em novembro e abril, porém ninguém deixou as instalações.

O incidente aconteceu por volta das 6h (21h30 de quinta-feira, 26, no horário de Brasília) da última quinta-feira. Autoridades da NDRF, força nacional de resposta a desastres, disseram que 33 pessoas saíram com vida do edifício.

Desabamentos têm se tornado frequentes no país

Os desabamentos em áreas urbanas são frequentes na Índia, pois, na maior parte das obras, são utilizados materiais de má qualidade e as mesmas não obedecem à legislação.

Em abril desde ano, pelo menos 72 pessoas morreram quando um edifício construído de forma ilegal ruiu.  Algumas semanas mais tarde, uma ala de um hospital desmoronou, ferindo ao menos oito pessoas. Em junho, pelo menos dez pessoas, incluindo cinco crianças, morreram quando um prédio de três andares desabou.

Desabamentos sem causa externa se tornaram relativamente comuns na Índia, onde uma enorme demanda por habitação, combinada à corrupção generalizada, muitas vezes resultam em construtores cortando gastos através do uso de materiais abaixo do padrão ou adição de pisos não autorizados.