Topo

Revelações de Snowden são presente a terroristas, diz chefe da inteligência britânica

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 10h58

Vazamentos de documentos secretos, como os revelados pelo ex-funcionário da NSA (Agência de Segurança Nacional Americana) Edward Snowden, são um presente a terroristas, afirmou o novo chefe do serviço secreto britânico Andrew Parks.

Em seu primeiro discurso desde que assumiu como diretor-geral do MI5 (Military Intelligence, section 5, o serviço de inteligência do Reino Unido), Parks disse que os vazamentos causam “danos enormes” ao GCHQ (Quartel-general de Comunicação do Governo, o equivalente britânico da NSA americana).

"Estamos diante de uma ameaça internacional e o GCHQ fornece muitas informações de inteligência que seguimos", afirmou Parker, que trabalha na agência há 30 anos, em discurso feito na terça-feira (8).

Embora não tenha mencionado diretamente Edward Snowden, o responsável pelo vazamento de diversos documentos secretos que revelam, por exemplos, que os EUA espionaram a presidente brasileira Dilma Rousseff, Parker disse que as informações divulgadas pela imprensa que foram trazidas a público por ele foram extremamente prejudiciais.

"Essas informações provocam danos pois trazem a público o alcance e os limites das técnicas usadas pelo GCHQ. Essas informações dão vantagem aos terroristas", afirmou. "É o presente que eles precisam para nos atacar à vontade."

Parker qualificou como absurda a ideia de que os britânicos vasculham gratuitamente os dados privados de cidadãos inocentes, como fazia a polícia secreta da Alemanha Oriental ou como ainda faz o regime comunista da Coreia do Norte.

"A ideia de que podemos e queremos operar um escrutínio intensivo sobre milhares é fantasiosa. Isto aqui não é a Alemanha Oriental nem a Coreia do Norte. E ainda bem que não é", afirmou ele em Londres. (Com agências internacionais)