Topo

Romeno que perdeu metade do crânio em acidente pede ajuda para custear prótese

O romeno Elvis Romeo Lingurar perdeu metade do crânio após um acidente de trabalho, em 2013 - Newsflare.com/Caters news/Daily Mail/Reprodução
O romeno Elvis Romeo Lingurar perdeu metade do crânio após um acidente de trabalho, em 2013 Imagem: Newsflare.com/Caters news/Daily Mail/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 21h52

Elvis Romeo Lingurar, um romeno de 24 anos, quer sua ajuda para juntar as 900 libras (cerca de R$ 3.400) necessárias para implantar uma prótese que substituirá a parte do crânio que ele perdeu no ano passado, após um acidente de trabalho. A história de Elvis é contada por ele próprio, em um vídeo publicado pelo jornal britânico "Daily Mail".

Operário da construção civil, o romeno vive com metade do crânio aparente após perder o equilíbrio e despencar de um andaime em uma obra, em 2013.

Com o impacto da batida, o crânio se esfacelou no concreto. Os médicos que o socorreram não tiveram alternativa a não ser remover todo o lado esquerdo do osso de Elvis. Mas poderia ter sido ainda pior. Era isso ou ele morreria.

Após passar dias em coma, completamente inconsciente, quando acordou, Elvis ainda teve que enfrentar a real extensão dos danos causados pelo acidente: sem o lado esquerdo do crânio, o cérebro é protegido apenas por uma fina camada de pele, o que o impede de desempenhar tarefas básicas, como trabalhar, por exemplo (qualquer pancada na cabeça pode ser fatal).

Com a vida "normal" em suspenso, o romeno decidiu pedir ajuda ao mundo com a esperança de conseguir dinheiro suficiente para custear a cirurgia de implante.