Topo

Taleban mantém crianças reféns em escola atacada no Paquistão

Khuram Parvez/ Reuters
Imagem: Khuram Parvez/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 10h15

Um número indeterminado de crianças e adultos está sendo mantido refém pelo Taleban em uma escola militar em Peshawar. Um ataque de militantes contra a escola já deixou mais de 126 mortos, a imensa maioria estudantes, e mais de 80 feridos. 

Um grupo de seis insurgentes vestidos com uniformes do Exército entrou na escola durante o fim da manhã local (por volta das 6h de Brasília). Testemunhas disseram ter ouvido explosões e tiros.

Os combates entre o Exército e os militantes na escola, que tem alunos com idades entre 10 e 18 anos, prosseguiam no meio da tarde.

O ataque foi reivindicado pelo Taleban, em represália às recentes operações do Exército paquistanês na região do Waziristão, que inclui Peshawar. Nas últimas semanas, estima-se que essas ações tenham matado centenas de militantes do Taleban.

A escola, a Army Public, é administrada pelas Forças Armadas e tem capacidade para 500 alunos mas, segundo relatos, o nível de segurança no local é relativamente básico: testemunhas disseram que o ataque ocorreu no auditório principal enquanto algumas turmas assistiam a uma demonstração de primeiros-socorros realizada por soldados.