Topo

Moscovitas devem decidir se estátua de fundador da KGB irá para praça

Estátua de Felix Dzerzhinsky, fundador da polícia secreta soviética, fica no parque Museon, em Moscou - Alexander Zemlianichenko/AP
Estátua de Felix Dzerzhinsky, fundador da polícia secreta soviética, fica no parque Museon, em Moscou Imagem: Alexander Zemlianichenko/AP

Do UOL, em São Paulo

25/06/2015 12h34

A Assembleia Legislativa de Moscou e a comissão eleitoral russa deram luz verde nesta semana para que o Partido Comunista comece a coletar assinaturas para a realização de um referendo inusitado em setembro deste ano.

O partido que quer a estátua do fundador da KGB, a polícia secreta soviética, seja transferida de um parque para sua localização originária, na praça Lubyanka, no centro de Moscou.

São necessárias 150 mil assinaturas para viabilizar o referendo, que acompanha uma tendência do governo russo de Vladimir Putin de ressuscitar símbolos da era soviética em meio a controvérsias com o Ocidente.  Putin foi um oficial da KGB por 16 anos.

Ativistas de direitos humanos e dissidentes chamaram a proposta de uma farsa.

A estátua de Felix Dzerzhinsky, apelidado de Felix de Ferro, ficava do lado de fora da sede da KGB até ser derrubada por manifestantes em 1991, quando a União Soviética entrava em colapso.

O edifício hoje abriga a sucessora da polícia secreta, a FSB.  (Com a AP)