Tremor de magnitude 5,3 na Coreia do Norte levanta suspeitas de novo teste nuclear

Do UOL, em São Paulo

Agências internacionais de monitoramento sísmico detectaram um tremor de magnitude 5,3 na Coreia do Norte, nos arredores de uma área de testes nucleares no país. Ainda não há confirmações sobre a realização do teste,

O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) afirmou que foi detectada uma "explosão" na área. A Coreia do Sul disse que investiga as causas do terremoto, que poderia ter sido causado artificialmente. No começo deste ano, Pyongyang realizou o seu quarto teste nuclear.

Segundo o Ministério da Defesa de Seul, o tremor com ondas artificiais atingiu a região de Pyunggye-ri, onde a Coreia do Norte realiza suas provas atômicas.

A Coreia do Norte lançou no início da semana três mísseis balísticos a partir de sua costa leste, teste realizado duas semanas depois de Pyongyang disparar um míssil balístico a partir de um submarino.

O país está proibido, por resoluções da ONU, de utilizar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas este ano o país já realizou quase 20 disparos e um teste nuclear, em janeiro, e Pyongyang garantiu que era uma bomba de hidrogênio, algo que os analistas põem em dúvida. . (Com agências internacionais)

Coreia: uma península dividida em dois; entenda

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos