Pai de acusado por ataques nos EUA havia alertado o FBI de que filho era terrorista

  • Tariq Zehawi/Northjersey.com/AP

    Mohammad Rahami (de boné), pai de Ahmad Rahami, sai de casa em Elizabeth, Nova Jersey (EUA)

    Mohammad Rahami (de boné), pai de Ahmad Rahami, sai de casa em Elizabeth, Nova Jersey (EUA)

O pai do acusado pelos ataques de sábado em Nova Jersey e Nova York havia alertado o FBI de que seu filho era um terrorista, afirmou nesta terça-feira (20) o "New York Times", citando fontes da polícia.

Na época, uma investigação chegou a ser aberta, mas o pai retirou a acusação, dizendo que estava apenas com raiva do filho. Em uma briga doméstica, o acusado Ahmad Khan Rahami havia esfaqueado o irmão.  

Já a mãe da filha de Rahami disse à emissora "Fox News" que o acusado odiava os Estados Unidos e as pessoas homossexuais.

Identificada apenas como "Maria", a mulher contou que conheceu Rahami na escola e que, após uma viagem ao Afeganistão, ele voltou diferente como se tivesse passado por uma "lavagem cerebral".   

"Ele falava muito da cultura ocidental e de como, em seu país, era diferente. De como não havia homossexuais no Afeganistão", contou Maria à emissora. Da viagem ao seu país natal, Rahami havia voltado casado e com um outro filho. Segundo a mídia norte-americana, ele chegou a pedir o visto para a esposa, mas não há a informação se ele conseguiu efetuar o pedido.   

A mulher ainda informou que não via o afegão há cerca de dois anos e que, durante a época do colégio, ele era uma "pessoa normal" sendo o "palhaço" da turma. "Nunca achei que ele poderia fazer algo assim", disse a jovem.   

Já na presença de autoridades, Rahami não quis "colaborar" nos depoimentos e foi formalmente acusado de tentativa de homicídio.   

Agora, os policiais tentam estabelecer se há ligação entre a bomba que explodiu em Nova York no último sábado (17), deixando 29 feridos, e a bolsa com cinco explosivos encontrados em Elizabeth, em Nova Jersey, nesta segunda-feira (19).

 

Câmera de segurança flagra momento da explosão

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos