Lula, Dilma e Temer: Onde estão os presidentes do Brasil nas fotos do G20?

Do UOL, em São Paulo

  • UOL

    Foto montagem com o ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer

    Foto montagem com o ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer

O encontro do G20 em Hamburgo, na Alemanha, nesta sexta-feira (7) contou com a tradicional foto oficial com os líderes mundiais.

A organização da foto que inclui os chefes de estado das principais economias do mundo é planejada de acordo com um protocolo, onde os chefes de estado, como presidentes e reis, ocupam a primeira fileira. Na segunda fileira ficam os líderes de governo, como premiês e chanceleres, e nas últimas fileiras ficam representantes de organismos internacionais.

A ordem de posição nas fileiras também segue uma regra e cada líder ocupa o espaço relativo ao tempo em que ele passou no seu cargo. No meio da fileira ficam os últimos anfitriões do evento.

Axel Schmidt/ Reuters
7.jul.2017 - Foto oficial do G20 em Hamburgo, na Alemanha

Na foto oficial do G20 deste ano, o presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB), ficou no canto direito da foto. Assim como os outros presidentes novatos, o francês Emmanuel Macron e o norte-americano Donald Trump, que ficaram no final da primeira fileira, no canto esquerdo.

 

Pang Xinglei
4.set.2016 - Foto oficial do G20 em Hangzhou, na China

Em 2016, Michel Temer ocupou um lugar no canto da fila da foto oficial do G20, que ocorreu na China. Na época, Temer fazia sua primeira viagem internacional após assumir como presidente do país depois do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Berk Ozkan/AFP
15.nov.2015 - Foto oficial do G20 em Antalya, na Turquia

Em 2015, a então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ficou mais ao centro da fileira ao lado do presidente dos EUA, Barack Obama, próximo ao anfitrião turco o presidente Recep Tayyip Erdogan. O presidente norte-americano estava em seu segundo mandato, em seu sétimo ano no poder nos EUA, e Dilma estava no primeiro ano do segundo mandato, completando cinco anos no poder e por isso ficou ao lado de Obama na foto.

John Moore/Getty Images/AFP
25.set.2009 - Foto oficial da cúpula do G20 em Pittsburgh (EUA)

No encontro do G20 de 2009, em Pittsburgh, nos EUA, o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva (PT), ficou bem no centro da foto, ao lado de Barack Obama, então presidente dos EUA e anfitrião do encontro.

Na ocasião, o presidente norte-americano chegou a afirmar que Lula "é o cara" e que o ex-presidente brasileiro era o "político mais popular do mundo".

Lula ocupava o cargo de presidente havia 6 anos, um dos líderes que estava há mais tempo no poder, e por isso foi um dos que ficaram mais próximos ao anfitrião do evento ao centro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos