Topo

Mulher com demência é encontrada por cão farejador após engarrafar próprio cheiro

Cão policial encontrou mulher desaparecida nos EUA após ter amostra de seu cheiro - Reprodução/Facebook
Cão policial encontrou mulher desaparecida nos EUA após ter amostra de seu cheiro Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

27/07/2017 13h07

Prevendo a possibilidade de se perder pelas ruas do condado de Citrus, na Flórida (EUA), uma mulher que sofre de demência teve uma brilhante ideia: guardar o seu cheiro em um pote. Assim, cachorros policiais poderiam rastreá-la em caso de necessidade. Dito e feito.

Segundo o departamento do Xerife de Citrus, a idosa desapareceu na última segunda-feira (24). Graças ao seu aroma, engarrafado e preservado desde janeiro de 2015 em um kit profissional de manutenção de cheiros, ela foi encontrada duas horas depois pelo cão farejador chamado K9 Ally.

Mulher preservou seu cheiro em janeiro de 2015 em um kit profissional de manutenção - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Mulher preservou seu cheiro em janeiro de 2015 em um kit profissional
Imagem: Reprodução/Facebook

A técnica de preservação de aromas envolve esfregar uma pequena almofada na axila de uma pessoa e, então, selá-la no interior de uma espécie de garrafa esterilizada. Assim, cães policiais podem ter uma amostra fidedigna do aroma, antes de buscarem uma pessoa desaparecida.

Segundo os produtores do kit profissional, o material tem maior eficiência que peças de roupa, uma vez que não foi contaminado pelo cheiro de outras pessoas ou ambientes.

Sobre o uso de cães em buscas policiais, a prática é comum em diversas corporações pelo mundo, incluindo a China e a Alemanha. Isso acontece porque os cachorros têm um olfato muito mais apurado que o humano. Se treinado, ele pode ser útil não só na busca de pessoas desaparecidas, como também drogas ou cadáveres.

Apesar dos questionamentos sobre a eficiência da prática em alguns casos, a precaução da mulher norte-americana deu resultado. O cão fez seu trabalho com sucesso e foi premiado com um sorvete pelos policiais de Citrus.