Topo

Presidente catalão destituído diz que Catalunha fará 'resistência democrática'

Imagem: LLUIS GENE/AFP

28/10/2017 11h08

Carles Puigdemont, que foi destituído do cargo de presidente da Catalunha pelo governo da Espanha nesta sexta-feira (27), fez um pronunciamento neste sábado em que recusa a destituição e diz que a região fará uma "resistência democrática" às atitudes de Madri. 

Segundo Puigdemont, os catalães farão uma "oposição democrática à aplicação do artigo 155", que retirou a autonomia e colocou a região sob o governo de Madri, e afirmou que a decisão é uma "agressão premeditada à vontade expressa pelo povo catalão". 

Veja também:


No pronunciamento, que foi transmitido pela emissora local "TV3", o líder apareceu com as bandeiras da Catalunha e da União Europeia como cenário - mesmo os europeus não tendo reconhecido a decisão do Parlamento de declarar independência à Espanha. 

"Ontem vivemos um dia histórico. O Parlamento da Catalunha cumpriu com aquilo que os cidadãos votaram no dia 27 de setembro. Em uma sociedade democrática, são os parlamentos quem elegem os governos e destituem presidentes", disse referindo-se à decisão de intervenção de Madri. 

Puigdemont informou que a vontade dos políticos locais é de "seguir defendendo de forma pacífica a independência". "Não queremos a razão da força, mas seguiremos trabalhando para construir um país livre", disse ainda. 

Polícia catalã pede neutralidade

A força policial da Catalunha disse para seus oficiais permanecerem neutros nos esforços sobre a luta da região por independência da Espanha, em um passo para evitar possível conflito, conforme o governo de Madri começa a impor controle neste sábado.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, destituiu o governo Catalão, assumiu controle e convocou uma nova eleição após o Parlamento regional realizar uma declaração unilateral de independência na sexta-feira, agravando a pior crise política da Espanha em quatro décadas.

A declaração de independência, embora considerável, foi quase imediatamente transformada em algo em vão pelas ações de Rajoy. Outros países europeus e os Estados Unidos também rejeitaram a declaração e expressaram apoio ao primeiro-ministro espanhol.

Mas emoções estão fortes na Catalunha e os próximos dias serão difíceis para Madri, conforme o governo central começa a aplicar controle direto sobre a região.

Vice da Espanha no comando

Após a remoção de Puigdemont, Rajoy delegou neste sábado à sua vice-primeira-ministra, Soraya Sáenz de Santamaría, as funções e competências de chefe do Executivo da região da Catalunha. 

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-primeira-ministra da Espanha Imagem: Juan Medina/Reuters

A votação do Parlamento regional para declarar a Catalunha uma nação separada, que foi boicotada por três partidos da oposição nacional, encabeçou uma batalha de vontades entre o movimento por independência, comandado pelo agora despossado Carles Puigdemont, e o governo de Madri.

Os separatistas dizem que um referendo realizado em 1º de outubro deu a eles um mandato por independência. No entanto, menos da metade dos eleitores compareceu à votação, que Madri declarou ilegal e tentou impedir.

Pesquisas de opinião regularmente indicam que mais da metade dos 5,3 milhões de habitantes que podem votar na rica região não quer uma separação da Espanha.

(Com agências)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente catalão destituído diz que Catalunha fará 'resistência democrática' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional