Topo

Até os cílios congelam na Rússia com temperatura de - 67ºC

Da Associated Press

17/01/2018 12h00

Nem mesmo os termômetros estão conseguindo aguentar as baixas temperaturas da região de Yakutia, na Rússia. Algumas áreas, inclusive, registraram temperaturas de - 67ºC na última terça-feira (16).

Em Yakutia, a 5.300 quilômetros de Moscou, os quase 1 milhão de moradores estão habituados a seguirem com a rotina mesmo quando os termômetros marcam - 40ºC. No entanto, devido às baixíssimas temperaturas de terça-feira, as aulas foram suspensas e a polícia local orientou que as famílias não deixassem as crianças saírem de casa.

Na terça-feira, um porta-voz do governo de Yakutia disse que todas as casas e negócios da região possuem aquecimento interno e acesso a geradores de energia, por isso não havia motivo para preocupação. Mesmo assim, o frio intenso dominou as manchetes locais durante o dia.

Termômetro registra - 65ºC no vilarejo de Tomtor na região de Yakutia, na Rússia Imagem: AP

No vilarejo de Oymyakon, um dos lugares mais frios habitados pelo homem, a TV estatal russa mostrou mercúrio vazando de um termômetro que havia sido fabricado para medir somente temperaturas até - 50ºC. Em 2013, o mesmo vilarejo registrou a temperatura mais baixa da história: - 71ºC.

Outros meios de comunicação também publicaram imagens e histórias do frio intenso na região, enquanto nas redes sociais, mulheres publicaram fotografias mostrando que até mesmo seus cílios foram congelados por causa das baixas temperaturas registradas.

Anastasia Gruzdeva posa para selfie com cílios congelados Imagem: sakhalife.ru photo via AP

Durante o final de semana, dois homens congelaram até a morte enquanto tentavam chegar a pé a uma fazenda próxima depois de seu carro quebrar. De acordo com a polícia, os outros três homens que estavam com eles sobreviveram somente porque estavam vestindo roupas mais quentes.

Temperaturas baixas congelam Cataratas do Niagara

AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Até os cílios congelam na Rússia com temperatura de - 67ºC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional