Topo

Trigêmeos palestinos são registrados com os nomes Jerusalém, Capital e Palestina

Os trigêmeos recém-nascidos, Jerusalém, Palestina e Capital, com os respectivos registros dos nomes - Said Khatib/ AFP
Os trigêmeos recém-nascidos, Jerusalém, Palestina e Capital, com os respectivos registros dos nomes Imagem: Said Khatib/ AFP

Da AFP

Khan Yunis (Gaza)

02/02/2018 16h55

Um casal palestino residente de Gaza deu a seus trigêmeos recém-nascidos nomes bastante simbólicos. Chamados de Jerusalém (Quds, em árabe), Capital e Palestina, os três bebês manifestam o descontentamento palestino em relação à decisão de Donald Trump em transferir a embaixada americana para Jerusalém. 

A mudança significa um reconhecimento da cidade como capital israelense, algo que embora alegado por Israel há anos, não tem apoio da comunidade internacional. Palestinos, por sua vez, veem Jerusalém como a capital de um futuro Estado palestino.

Desde que a decisão foi tomada pelo presidente americano, protestos surgiram em diversas regiões de Gaza e Cisjordânia, acirrando a disputa na região e afastando a possibilidade de uma solução para o conflito que se arrasta há décadas. 

Os três bebês - Jerusalém e Palestina são meninos, Capital, menina - nasceram em dezembro, duas semanas após a decisão de Trump. 

"Graças a Deus tive trigêmeos, assim pude nomeá-los em resposta à decisão de Trump", diz a mãe, Islam al-Saiqli, 25. "Não há valor na decisão de Trump. Jerusalém é nossa capital eterna", completa o pai, Nidal al-Saiqli, 30.

trigemeos palestinos - Said Khatib/ AFP - Said Khatib/ AFP
Os pais Islam (esq.) e Nidal al-Saiqli (dir.) posam com a filha Dalal e os recém-nascidos Palestina, Jerusalém e Capital, em Khan Yunis
Imagem: Said Khatib/ AFP