Topo

Coreia do Norte anuncia que desmontará centro de testes nucleares entre 23 e 25 de maio

Imagem de satélite maio de 2016, obtida por avião espião, mostra a base de testes norte-coreana de Punggye-ri após um possível teste nuclear - Divulgação/Airbus DS/Spot Image/Reuters
Imagem de satélite maio de 2016, obtida por avião espião, mostra a base de testes norte-coreana de Punggye-ri após um possível teste nuclear Imagem: Divulgação/Airbus DS/Spot Image/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/05/2018 11h42

A Coreia do Norte agendou o desmonte do centro de testes nucleares de Punggye-ri entre os dias 23  25 de maio, dependendo das condições climáticas da região. O desmonte é parte da promessa de descontinuar os testes com armas nucleares, segundo a mídia estatal do país  informou neste sábado (12).

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do país, o desmonte do local de testes envolverá a destruição de todos seus túneis com explosões, o bloqueio das entradas e a remoção de todas as instalações de observação, prédios de pesquisas e postos de segurança.

Jornalistas de outros países, incluindo dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, serão convidados para cobrir o evento, de acordo com Pyongyang.

Desde 2006, Punggye-ri, que ficana região montanhosa no nordeste da Coreia do Norte, sediou seis testes nucleares do regime.

O desmonte, no entanto, levanta desconfianças da comunidade internacional. Com base em imagens de satélite e rastreamento de movimentos no local, cientistas acreditam que as instalações ficaram irreversivelmente danificadas após a sexta (e mais potente até o momento) detonação nuclear subterrânea realizada por Pyongyang, em setembro do ano passado.

Houve um terremoto de magnitude 6,3 no local logo após o teste. Segundo Pyongyang, o explosivo testado foi uma bomba de hidrogênio, elevando a tensão com os Estados Unidos e a comunidade internacional. (Com agências internacionais)

Coreias se comprometem com 'desnuclearização' e paz

AFP