Topo

O que se sabe até agora sobre o roubo e queda de um avião nos Estados Unidos

Do UOL, em São Paulo

11/08/2018 18h09

Um homem roubou um avião vazio do aeroporto de Seattle, EUA, fez acrobacias com ele no ar por 1 hora e caiu com a aeronave, na noite de sexta-feira (10). O homem, não identificado, morreu na queda, que segundo autoridades, possivelmente foi resultada de um ato suicida. Não houve outros feridos. 

O voo baixo da aeronave captou a atenção de moradores da cidade, que, temerosos, registraram as acrobacias nas redes sociais. A polícia investiga o ocorrido. 

Leia mais:

Veja o que se sabe até agora:

Quem era o piloto 

O nome dele é Richard B. Russell, segundo divulgaram as autoridades na tarde deste sábado (11). Até então, ele havia sido identificado como Richard ou Rich em transcrições de diálogos travados por ele com controladores de voo durante o roubo do avião. 

Russell tinha 29 anos, era do condado de Pierce, distante cerca de 75 km do aeroporto, e era agente de serviços terrestres empregado pela companhia aérea Horizon  Air havia três anos e meio. Agentes de serviço terrestre direcionam os aviões que aterrissam para o portão de embarque e fazem o degelo de aeronaves congeladas. Russell já tinha terminado seu turno de sexta quando roubou o avião.

Um supervisor da Horizon, disse ao New York Times se lembrar do funcionário como "um jovem tranquilo e bacana". 

A polícia investiga seus antecedentes. 

Na manhã deste sábado (11), a chefe de operações da Horizon, Constance von Muehlen, disse em um depoimento que seu "coração está com a família do indivíduo a bordo, assim como com os funcionários da Alaska  Air e da Horizon  Air." 

Como ele roubou um avião

Tudo indica que Russell agiu sozinho. Segundo a Horizon, a aeronave não tinha nenhum voo agendado para aquele horário e estava em uma área de manutenção do aeroporto. 

O funcionário precisaria de autorização da administração de segurança e transporte do aeroporto para ter acesso ao avião, disse ao New York Times Alan J. Stolzer, reitor da escola de aviação da Embry-Riddle Aeronautical University, da Flórida. 

"Não há uma ignição acionada com uma chave", explicou ele. "A partir do momento que uma pessoa acessa o avião e a cabine de voo, ela consegue pilotá-lo. E não é sempre que o avião estará em segurança, porque as pessoas precisam ter acesso a ele para cuidar da manutenção." 

A decolagem foi feita às 20h do horário local (meia-noite do horário de Brasília). Nos áudios que Richard trocou com os controladores de voo, ele recusou ajuda e disse saber pilotar por ter "jogados alguns videogames". 

A aeronave era um Bombardier Q400, da companhia Horizon Air, uma empresa da Alaska Airlines que faz rotas locais. O avião tinha capacidade para 76 passageiros, mas estava vazia no momento da decolagem. 

O Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (Sea-Tac) é o maior aeroporto comercial do noroeste do Pacífico. Ele fica no estado de Washington, costa oeste do país, e ficou fechado temporariamente após o incidente. 

Por que ele fez isso

As autoridades investigam por que Russell roubou o avião. Acredita-se por ora que se trata de um atentado suicida, mas a hipótese ainda não foi confirmada. 

O FBI descarta o incidente como ato terrorista e diz que a queda do avião aconteceu porque o funcionário não tinha muita prática para pilotagem. 

Enquanto fazia acrobacias pela região de Seattle, o avião foi seguido por caças militares da Guarda Aérea Nacional, até cair na Ilha de Ketron, 64 km a sudoeste do aeroporto.

Também durante o voo, Russell se recusou a pousar em uma base militar e perguntou, em tom de piada, se a companhia aérea o contrataria como piloto caso conseguisse aterrissar em segurança. Ainda afirmou querer ter um "momento de serenidade"  no ar e lamentou que estava escurecendo rápido. 

Disse também haver "um monte de pessoas que se preocupam" com ele, mas que é "apenas um cara quebrado, com parafusos soltos." 

O governador do Estado de Washington, Jay Inslee, disse no Twitter ainda haver "muitos fatos desconhecidos" sobre a tragédia, mas agradeceu a guarda nacional de Washington e Oregon por enviar rapidamente os caças.