Homem furta avião vazio nos EUA, faz acrobacias e morre após queda da aeronave
Um avião caiu em uma ilha depois de ser furtado do Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (Sea-Tac), no estado de Washington, costa oeste dos Estados Unidos, por volta das 20h desta sexta-feira (10) no horário local (0h de sábado em Brasília).
Segundo a agência de notícias AP, um homem de 29 anos furtou o avião Bombardier Q400, da companhia Horizon Air, que tem capacidade para 76 passageiros, mas estava vazio no momento da decolagem não autorizada. Ele morreu na queda, segundo a polícia, e não houve outros feridos. Um porta-voz da polícia disse tratar-se de um caso de suicídio, sem conexão com terrorismo.
Inicialmente, autoridades disseram que o homem era um mecânico, mas a companhia aérea informou mais tarde que ele era um agente de serviços terrestres empregado pela Horizon Air. O nome do homem não foi divulgado.
Leia mais:
- O que se sabe até agora sobre o roubo e queda de um avião nos Estados Unidos
- Quem era o funcionário que roubou um avião e fez acrobacias por uma hora antes de derrubá-lo e morrer
A aeronave chegou a sobrevoar a região Seattle, fazendo acrobacias e manobras perigosas, e foi perseguida por caças militares da Guarda Aérea Nacional antes de cair na Ilha de Ketron, pouco habitada, 64 km a sudoeste do aeroporto. Acredita-se que a falta de habilidade do homem na pilotagem de aviões tenha resultado no acidente.
Durante o voo, o homem foi ouvido em gravações de áudio dizendo a controladores de tráfego aéreo que "tem um monte de pessoas que se preocupam comigo" e que ele é "apenas um cara quebrado, com parafusos soltos".
Ele também teria se recusado a pousar em uma base militar e falado, em tom de piada, sobre se a companhia aérea o contrataria como piloto caso conseguisse aterrissar em segurança.
O homem também teria feito referência a pegar uma sentença de prisão perpétua caso conseguisse aterrissar.
De acordo com a AP, a Horizon Air, empresa da Alaska Airlines que faz rotas locais, informou que o avião roubado não tinha voos agendados no momento do roubo.
O Sea-Tac, o maior aeroporto comercial do noroeste do Pacífico, chegou a ficar temporariamente fechado.
A polícia informou que uma investigação será realizada para verificar os antecedentes do homem, que seria do condado de Pierce (distante cerca de 75 km do aeroporto).
A AP informa que a Guarda Costeira dos EUA enviou uma embarcação ao local do acidente após testemunhas relatarem ter visto uma grande coluna de fumaça no ar. Imagens mostram chamas em meio à vegetação da ilha, acessada apenas por balsas.
O governador de Washington, Jay Inslee, disse em comunicado que "ainda há muitas incógnitas em torno do trágico incidente desta noite".
O FBI (polícia federal norte-americana) assumiu a investigação após o trabalho inicial da polícia do condado de Pierce, em Washington.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.