Topo

Homem furta avião vazio nos EUA, faz acrobacias e morre após queda da aeronave

Do UOL, em São Paulo

11/08/2018 02h19Atualizada em 11/08/2018 21h06

Um avião caiu em uma ilha depois de ser furtado do Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (Sea-Tac), no estado de Washington, costa oeste dos Estados Unidos, por volta das 20h desta sexta-feira (10) no horário local (0h de sábado em Brasília).

Segundo a agência de notícias AP, um homem de 29 anos furtou o avião Bombardier Q400, da companhia Horizon Air, que tem capacidade para 76 passageiros, mas estava vazio no momento da decolagem não autorizada. Ele morreu na queda, segundo a polícia, e não houve outros feridos. Um porta-voz da polícia disse tratar-se de um caso de suicídio, sem conexão com terrorismo.

Inicialmente, autoridades disseram que o homem era um mecânico, mas a companhia aérea informou mais tarde que ele era um agente de serviços terrestres empregado pela Horizon Air. O nome do homem não foi divulgado.

Leia mais:

Leah Morse/via Reuters
Imagem: Leah Morse/via Reuters

A aeronave chegou a sobrevoar a região Seattle, fazendo acrobacias e manobras perigosas, e foi perseguida por caças militares da Guarda Aérea Nacional antes de cair na Ilha de Ketron, pouco habitada, 64 km a sudoeste do aeroporto. Acredita-se que a falta de habilidade do homem na pilotagem de aviões tenha resultado no acidente.

Durante o voo, o homem foi ouvido em gravações de áudio dizendo a controladores de tráfego aéreo que "tem um monte de pessoas que se preocupam comigo" e que ele é "apenas um cara quebrado, com parafusos soltos".

Ele também teria se recusado a pousar em uma base militar e falado, em tom de piada, sobre se a companhia aérea o contrataria como piloto caso conseguisse aterrissar em segurança.

John Wauldron / AFP
Imagem: John Wauldron / AFP

O homem também teria feito referência a pegar uma sentença de prisão perpétua caso conseguisse aterrissar. 

De acordo com a AP, a Horizon Air, empresa da Alaska Airlines que faz rotas locais, informou que o avião roubado não tinha voos agendados no momento do roubo.

O Sea-Tac, o maior aeroporto comercial do noroeste do Pacífico, chegou a ficar temporariamente fechado.

Courtney Junka via AP
Imagem: Courtney Junka via AP

A polícia informou que uma investigação será realizada para verificar os antecedentes do homem, que seria do condado de Pierce (distante cerca de 75 km do aeroporto). 

A AP informa que a Guarda Costeira dos EUA enviou uma embarcação ao local do acidente após testemunhas relatarem ter visto uma grande coluna de fumaça no ar. Imagens mostram chamas em meio à vegetação da ilha, acessada apenas por balsas.

O governador de Washington, Jay Inslee, disse em comunicado que "ainda há muitas incógnitas em torno do trágico incidente desta noite".

O FBI (polícia federal norte-americana) assumiu a investigação após o trabalho inicial da polícia do condado de Pierce, em Washington.

AP Photo/Ted S. Warren
Fumaça na ilha Ketron após a queda do avião Imagem: AP Photo/Ted S. Warren