Topo

Após desabamento de ponte, governo declara situação de emergência em Gênova por 12 meses

Em Gênova (Itália)

15/08/2018 13h27Atualizada em 15/08/2018 13h52

O governo italiano decretou situação de emergência em Gênova por 12 meses, depois do desabamento da ponte que deixou ao menos 39 mortos na cidade, informou o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

A decisão foi anunciada na prefeitura genovesa ao término de um conselho de ministros. Também foi decidido que seria criado um fundo de 5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) para a cidade. Ele também afirmou que o contrato de concessão com a Autostrade, responsável pela manutenção da ponte, vai ser revogado. O governo também pressiona pela demissão dos diretores da empresa.

A estrutura desmoronou na manhã de terça (14), deixando pelo menos 39 mortos. Foram resgatados 16 feridos, 12 deles em estado grave. As autoridades citaram pelo menos 10 desaparecidos e ainda buscam sobreviventes. De acordo com o Serviço de Proteção Civil, 35 automóveis e três caminhões caíram da ponte no desabamento.

Segundo o vice-premiê e ministro do Interior, Matteo Salvini, entre as vítimas da tragédia de Gênova estavam três crianças de 8, 12 e 13 anos.

As equipes de emergência seguem trabalhando no local e estão tentando retirar os escombros o mais rápido possível, um trabalho complicado que previsivelmente se prolongará durante os próximos dias, adiantou a Cruz Vermelha em uma nota.

Na terça-feira, o vice-ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Edoardo Rixi, já havia afirmado que a ponte inteira precisaria ser demolida. "Uma ponte como esta não desmoronaria por um raio, nem por uma tempestade. Os culpados devem ser encontrados", afirmou.

Projetada pelo engenheiro Riccardo Morandi, a ponte foi construída entre 1963 e 1967 e chegou a ser batizada de "Ponte do Brooklyn" pelas semelhanças com o famoso local em Nova York. O viaduto mede 1.182 metros e tem 90 metros de altura - mais alto que a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro. Atravessa Polcevera, em Gênova, e passa pelos bairros de Sampierdarena e Cornigliano, que ficam próximos ao aeroporto local. É considerada uma das principais vias de acesso pela capital da Ligúria e, diariamente, o local fica repleto de veículos em congestionamento.

Veja o momento da queda de parte da ponte em Gênova

UOL Notícias