Em Pacaraima, 65% dos boletins de ocorrência envolvem venezuelanos, diz Polícia Civil
Em Pacaraima, cidade de Roraima na fronteira com a Venezuela, 65% dos 1.136 boletins de ocorrência abertos na cidade entre janeiro e agosto de 2018 envolvem imigrantes venezuelanos como suspeitos. O levantamento é do jornal O Estado de S.Paulo, com base em informações da Polícia Civil de Roraima.
Com 12 mil habitantes, a cidade de Pacaraima estima em mil o número de venezuelanos vivendo nas ruas da cidade. Há duas semanas, um grupo de moradores ateou fogo e expulsou venezuelanos que vivem por lá.
Em resposta, o governo federal autorizou, na última terça-feira (28), o envio das Forças Armadas para a região de fronteira.
Leia também:
- Temer anuncia senhas para venezuelanos, mas recua e diz que objetivo é organizar atendimento
- Tem mais brasileiro no exterior do que imigrante chegando
O número de boletins de ocorrência envolvendo venezuelanos este ano é quase seis vezes maior do que em todo o ano de 2016, quando houve 128 registros. Em 2018, foram instaurados 69 inquéritos e 39 venezuelanos foram presos em flagrante ou indiciados.
"A maioria é de crimes de roubo, furto, lesão corporal e ameaça", publicou a delegada geral Giuliana Castro Lima, no Facebook. "É natural: quando existe maior número de pessoas, há aumento de alguns índices de violência", contextualiza o professor da UFRR João Carlos Jarochinski, especialista em Relações Internacionais ouvido pela Agência Estado.
Com Estadão Conteúdo e AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.