Topo

Indonésia é atingida por tsunami após terremoto

28.set.2018 - Shopping ficou destruído após tremor em Palu, na Indonésia - BNPB/AFP
28.set.2018 - Shopping ficou destruído após tremor em Palu, na Indonésia Imagem: BNPB/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 11h40

A cidade indonésia de Palu foi atingida por ondas de um tsunami causado por um forte terremoto que atingiu a região, informou a Agência de Desastres.

O tremor destruiu prédios e fez os habitantes correrem em pânico para as ruas.

"Um tsunami ocorreu em Palu", informou Rahmat Triyono, chefe da divisão de terremotos e tsunamis da agência.

Mais cedo, a região foi atingida por um potente terremoto de magnitude 7,5, segundo confirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O terremoto foi registrado na ilha de Sulawesi, com profundidade de 10 quilômetros, apenas algumas horas após um pequeno sismo que deixou pelo menos um morto na mesma região.

O terremoto desta sexta teve seu epicentro a 78 quilômetros ao norte da cidade de Palu, capital da província de Sulawesi Central, mas foi sentido 900 quilômetros ao sul, na ilha de Makassar.

Lisa Soba Palloan, moradora de Toraja, 175 quilômetros ao sul de Palu, disse que vários tremores foram sentidos na região. "O último foi o mais forte", contou, acrescentando que "todo o mundo deixou suas casas, gritando de medo".

28.set.2018 - Terremoto atinge ilha de Sulawesi, na Indonésia - BNPB/AFP - BNPB/AFP
Terremoto atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonésia, nesta sexta
Imagem: BNPB/AFP

Esse último tremor foi o de maior magnitude se comparado com a série de terremotos que atingiu a ilha de Lombok este ano, deixando centenas de mortos. Os sismos registrados na ilha indonésia de Lombok no verão passado deixaram 555 mortos e cerca de 1.500 feridos.

A Indonésia fica localizada no Círculo de Fogo do Pacífico e frequentemente é atingida por tremores de terra.

Em 2004, um terremoto na costa norte da ilha indonésia de Sumatra provocou um tsunami pelo oceano Índico que matou 226.000 pessoas em 13 países, incluindo mais de 120.000 na Indonésia.

(Reuters e AFP)