Topo

Boris Johnson propõe eleições antecipadas no Reino Unido para 15 de outubro

Hannah McKay - 24.jul.2019/Reuters
Imagem: Hannah McKay - 24.jul.2019/Reuters

Do UOL*, em São Paulo

04/09/2019 09h20Atualizada em 04/09/2019 11h52

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, desafiou na quarta-feira o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, a votar a favor de eleições antecipadas para 15 de outubro.

Em um acalorado debate parlamentar, Johnson afirmou que se Corbyn, líder do Partido Trabalhista, votar a favor de uma lei contra a estratégia governamental sobre o Brexit, também deveria apoiar eleições antecipadas para "permitir que o povo deste país expresse seu ponto de vista".

"Este governo retirará este país da União Europeia em 31 de outubro, e há apenas uma coisa que está no nosso caminho: a rendição atualmente proposta pelo líder da oposição (Corbyn)", disse Johnson ao Parlamento.

"Posso convidar o líder da oposição para confirmar, quando se levantar em breve, que se a rendição for aprovada ele permitirá que as pessoas deste país tenham sua opinião sobre o que ele propõe entregar em seu nome, com uma eleição em 15 de outubro?", acrescentou.

O principal expoente da oposição, por sua vez, cobrou Johnson a mostrar evidências concretas de que está sendo negociado um acordo com a UE e de que não está sendo colocada em prática uma estratégia de deixar o tempo passar.

Corbyn pressionou o primeiro-ministro a resolver a controvérsia do 'backstop', mecanismo que pretende evitar uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, com normas de mercado único. O chefe de governo se opõe a essa que é chamada de salvaguarda irlandesa.

A União Europeia apoia essa medida e considera um ponto indispensável em um eventual acordo com os britânicos.

(Com AFP, EFE e Reuters)

Brexit: Boris Johnson sofre derrota no Parlamento britânico

Band Notí­cias