Nobel de Física: James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz são premiados
James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz são os vencedores do Prêmio Nobel 2019 de Física. O anúncio foi feito nesta manhã pela academia sueca. Segundo o comitê, eles foram premiados por suas contribuições para "uma nova compreensão da estrutura e da história do Universo".
As pesquisas de Peeble, que levou metade do prêmio, envolvem descobertas teóricas em cosmologia física. Ele é canadense e tem 84 anos. Seu trabalho teórico, desenvolvido desde meados da década de 1960, é a base de nosso entendimento moderno sobre o Universo, informou o comitê.
Já Mayor e Queloz, suíços, ficaram com a outra metade pela descoberta de um exoplaneta orbitando uma estrela solar.
"Meu conselho para os jovens que entram na ciência: você deve fazê-lo por amor à ciência, deve entrar na ciência porque é fascinado por ela", disse Peebles.
No ano passado, o americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland receberam o prêmio por estudos que revolucionaram o conhecimento sobre a física do laser e permitiram o desenvolvimento de ferramentas utilizadas na indústria e na medicina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.