Topo

Esse conteúdo é antigo

Nickelodeon fica 8 minutos e 46 segundos fora do ar em ato contra racismo

Movimento "Black Lives Matter" ganhou apoio de artistas e de marcas, como o canal infantil, em defesa das vidas negras Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 09h19Atualizada em 03/06/2020 10h38

O canal infantil norte-americano Nickelodeon ficou exatos 8 minutos e 46 segundos fora do ar propositalmente, como uma forma de protesto contra a morte de pessoas negras nos Estados Unidos. O tempo sem transmissão é o mesmo em que o policial Derek Chauvin pressionou o pescoço de George Floyd até a morte.

Pelo Twitter, a emissora postou uma foto com a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam). "Todos fazemos parte da mudança", diz a legenda. Na imagem, o canal explica que o ato é em prol da justiça, igualdade e direitos humanos.

A mesma imagem da publicação, chamada de "Declaração dos Direitos das Crianças", foi usada durante a interrupção por volta das 19 horas no horário de Brasília.

"Você tem o direito de ser visto, ouvido e respeitado como cidadão do mundo. Você tem direito a um mundo pacífico. Você tem o direito de ser tratado com igualdade, independentemente da cor da sua pele. Você tem o direito de ser protegido contra danos, injustiça e ódio. Você tem direito a uma educação que o prepara para governar o mundo. Você tem direito a suas opiniões e sentimentos, mesmo que outros não concordem com eles."

Outros protestos

Assim como a Nickelodeon, outros canais do conglomerado da ViacomCBS transmitiram pelos mesmos 8 minutos e 46 segundos, um vídeo com o som de uma respiração. Ao longo do tempo, a mensagem "eu não consigo respirar" aparece — em referência as palavras de Floyd durante o sufocamento.

Os canais MTV, VH1, Comedy Central e TV Land fizeram o mesmo protesto simultaneamente.

Uma série de manifestações vem acontecendo há mais de uma semana nos EUA — e agora no mundo — contra a violência que negros sofrem, principalmente vindas de policiais. A morte de George Floyd após uma abordagem foi o estopim para desencadear os atos.

Ontem, mesmo com alguns estados sob toque de recolher, os manifestantes foram às ruas pela oitava noite seguida em defesa das vidas negras.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nickelodeon fica 8 minutos e 46 segundos fora do ar em ato contra racismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional