Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiado pelo Guiness, menor motorista de ônibus do mundo morre aos 58 anos

Frank ganhou o título de menor motorista do mundo pelo Guiness em 2018 - Reprodução/Guiness
Frank ganhou o título de menor motorista do mundo pelo Guiness em 2018 Imagem: Reprodução/Guiness

Do UOL, em São Paulo

27/10/2020 12h39

O motorista de ônibus Frank Faeek Hachem, de 58 anos, morreu na quarta-feira (21) após sofrer um ataque cardíaco em sua casa em Hampshire, na Inglaterra. Há pouco mais de dois anos, Frank recebeu o título de "menor motorista de ônibus do mundo", pelo Guiness World Records, devido aos seus 136,2 centímetros de altura.

Frank nasceu no Iraque, mas se mudou para o Reino Unido há mais de 20 anos, onde morava com sua família. Em 2017, o homem passou na prova de direção e desde então trabalhava como motorista de ônibus da empresa Stagecoach South. Um ano depois de iniciar o trabalho, ele recebeu o título do Guiness.

Segundo o site Daily Star, o motorista nasceu com acondroplasia, um tipo mais comum de nanismo, mas nunca deixou de realizar o que desejava e, inclusive, continuou trabalhando durante toda a pandemia do novo coronavírus e bloqueios para atender as pessoas que dependem do transporte público.

Em entrevista ao site do Guiness, Frank contou que estava orgulhoso de trabalhar durante a pandemia.

"Continuar servindo sua comunidade e ajudar as pessoas a chegarem aos seus destinos. Por ser baixinho, claro, você tem dificuldades. Meu conselho para as pessoas com deficiência e que enfrentam dificuldades é não desistir, continuar e você alcançará o que deseja", explicou.

Craig Glenday, editor-chefe do Guiness, lamentou a morte do motorista.

"Frank estava determinado a provar que a altura nunca deveria ser um obstáculo e ele estava orgulhoso de exibir seu certificado do Guinness World Records como um símbolo de o que pode ser alcançado se você colocar sua mente nisso. Seu entusiasmo foi inspirador e sua história já terá feito muito para motivar outras pessoas a perseguir seus sonhos, não importa os desafios que enfrentem na vida", disse ao site dos recordes.

O funeral do motorista aconteceu no cemitério de Kingston na sexta-feira (23).

Atualmente, o menor homem do mundo é o filipino Junrey Blawing que mede 59,9 centímetros. Devido a pequena altura, Junrey não consegue andar ou ficar em pé sem ajuda.

O menor homem do mundo — que consegue ficar em pé e andar sem ajuda — é o colombiano Edward "Nino" Hernandez. Com 70,2 centímetros de altura, "Nino" é um DJ de reggaeton que faz muito sucesso em seu país.