Topo

Esse conteúdo é antigo

Roubado, meteorito de 5 bilhões de anos é achado em quintal de criminoso

A rocha espacial teria ficado no jardim do acusado por cinco anos Imagem: Reprodução/The Crystal Caves /Wikicommons /Polícia de Queensland

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2021 10h48

Um homem condenado hoje em Queensland, na Austrália, foi sentenciado a 16 meses de prisão por portar metanfetaminas e cannabis, mas também por esconder um meteorito roubado em seu quintal de casa.

A rocha espacial de 11 quilos é avaliada em torno de US$ 15 mil (R$ 81,6 mil) e tem aproximadamente cinco bilhões de anos. Joseph William Gertig disse diante da Suprema Corte de Queensland que guardava o meteorito há cinco anos, mas que não havia o roubado.

A pedra desapareceu em um ataque noturno de junho de 2015, no Museu Crystal Caves, também em Queensland, duas semanas depois de ter sido doada à instituição, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Durante a audiência no tribunal, o promotor Nathan Crane disse que a rocha tinha alguns "inchaços e hematomas" e que passou por reparos para ser devolvida ao museu. Acredita-se que ela veio do Cinturão de Asteroides, uma região do Sistema Solar entre Marte e Júpiter.

O advogado de defesa do acusado, Michael Dalton, admitiu que Joseph sabia que o item era roubado e que havia o mantido no jardim "como uma novidade [ornamental]".

O juiz do caso, James Henry, determinou que o condenado deverá passar 16 meses preso, mas, como ele já cumpriu parte da pena relacionada ao porte de drogas, Joseph poderá receber liberdade condicional em julho deste ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Roubado, meteorito de 5 bilhões de anos é achado em quintal de criminoso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional