Neandertais podem ter sido extintos por sexo com Homo sapiens
Um novo estudo, realizado pela Universidade Aix-Marseille, na França, sugere que o sexo entre Neandertais e outras espécies, em especial a Homo sapiens, pode ter acelerado sua extinção. Segundo o artigo, as relações sexuais podem ter causado um distúrbio sanguíneo em seus bebês.
Conhecida como 'doença hemolítica do feto e do recém-nascido', a condição podia causar anemia fatal, impedindo que as mulheres tivessem sucesso em suas gestações, principalmente após o primeiro filho.
Os pesquisadores franceses supõem que, sem conseguir procriar, a espécie foi ficando cada vez menos populosa e acabou extinta, há cerca de 28 mil anos. Apesar de rara, a doença ainda existe e é diagnosticada em 3 a cada 100 mil gestações.
"O fato de que essas formas de genes foram detectadas em indivíduos separados por 4.000 km e 50.000 anos sugere que essa peculiaridade genética - e o risco de um feto anêmico - teria sido bastante comum entre os neandertais", explicou Stephane Mazieres, líder da pesquisa, ao jornal britânico DailyMail.
O risco de o sexo resultar em um feto doente era mais acentuado entre Neandertais e outras espécies, como a Homo sapiens e os Denisovanos. Todavia, a relação sexual entre os próprios 'homens da caverna' podia ocasionar em gestações de risco.
"Esses elementos podem ter contribuído para enfraquecer os descendentes a ponto de levá-los à morte, especialmente combinados com a competição com a Homo sapiens pelo mesmo nicho ecológico", concluem os estudiosos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.