Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem usa detector de metal e acha em bar moeda que vale R$ 1,4 milhão

Manco, moeda valiosa de Wessex - Reprodução/Dix Noonan Webb
Manco, moeda valiosa de Wessex Imagem: Reprodução/Dix Noonan Webb

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 11h06

Uma moeda de ouro anglo-saxônica criada durante o reinado de Egberto (entre os anos 802 e 839) foi encontrada por um detector de metais em março de 2020 e, após ser avaliada, será leiloada por 200 mil libras (cerca de R$ 1,4 milhão).

Segundo o Daily Mail, a moeda foi encontrada com a ajuda de um detector de metais a 18 centímetros do chão, na parte de trás de um bar inglês. O tesouro remete ao reinado do avô de Alfredo, um dos reis saxões mais famosos, que governou Wessex, região onde hoje fica Bournemouth, na Inglaterra.

Peter Preston-Morley, chefe do departamento de moedas do sie de leilões Dix Noonan Webb, acredita que o objeto era usado somente em grandes premiações para pessoas importantes. Ela equivale a 30 moedas "comuns" de prata, as mais utilizadas na época.

Moeda anglo-saxônica do reinado de Egberto - Reprodução/Dix Noonan Webb - Reprodução/Dix Noonan Webb
Moeda anglo-saxônica do reinado de Egberto
Imagem: Reprodução/Dix Noonan Webb

"Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800", conta o especialista.

Com mais de 95% em ouro, a moeda é considerada extremamente rara no mercado atual, visto que há apenas oito unidades como esta registradas em museus ingleses, segundo o tabloide britânico.

Ainda segundo Preston-Moley, com um manco era possível comprar cerca de 360 pães, algo que exigiria a posse de várias moedas de prata para ser adquirido. No entanto, já que a moeda não possui marca do ano de fundição, não é possível saber em quando exatamente foi criada.

"Infelizmente, a quantidade de registros do reinado de Egberto é muito pequena, então nenhuma ocasião óbvia para a cunhagem desta moeda pode ser identificada, nem é possível datar a moeda para um período mais específico dentro do reinado", revela o responsável pela análise da relíquia.