Homem usa detector de metal e acha em bar moeda que vale R$ 1,4 milhão
Uma moeda de ouro anglo-saxônica criada durante o reinado de Egberto (entre os anos 802 e 839) foi encontrada por um detector de metais em março de 2020 e, após ser avaliada, será leiloada por 200 mil libras (cerca de R$ 1,4 milhão).
Segundo o Daily Mail, a moeda foi encontrada com a ajuda de um detector de metais a 18 centímetros do chão, na parte de trás de um bar inglês. O tesouro remete ao reinado do avô de Alfredo, um dos reis saxões mais famosos, que governou Wessex, região onde hoje fica Bournemouth, na Inglaterra.
Peter Preston-Morley, chefe do departamento de moedas do sie de leilões Dix Noonan Webb, acredita que o objeto era usado somente em grandes premiações para pessoas importantes. Ela equivale a 30 moedas "comuns" de prata, as mais utilizadas na época.
"Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800", conta o especialista.
Com mais de 95% em ouro, a moeda é considerada extremamente rara no mercado atual, visto que há apenas oito unidades como esta registradas em museus ingleses, segundo o tabloide britânico.
Ainda segundo Preston-Moley, com um manco era possível comprar cerca de 360 pães, algo que exigiria a posse de várias moedas de prata para ser adquirido. No entanto, já que a moeda não possui marca do ano de fundição, não é possível saber em quando exatamente foi criada.
"Infelizmente, a quantidade de registros do reinado de Egberto é muito pequena, então nenhuma ocasião óbvia para a cunhagem desta moeda pode ser identificada, nem é possível datar a moeda para um período mais específico dentro do reinado", revela o responsável pela análise da relíquia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.