Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasileiro é finalista em premiação com fotos de ritual de luto no Xingu

Fotógrafo captou indígenas do Xingu e a luta Huka-huka - Ricardo Teles/Sony World Photography Awards
Fotógrafo captou indígenas do Xingu e a luta Huka-huka Imagem: Ricardo Teles/Sony World Photography Awards

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 12h16Atualizada em 23/02/2022 14h19

O fotógrafo brasileiro e Ricardo Teles está na lista de finalistas do Sony World Photography, prêmio dedicado às melhores imagens do ano. Teles integra o concurso com fotos da tribo indígena Xingu e da luta Huka-huka, um ritual em homenagem aos mortos. No ano passado, a cerimônia foi especialmente dedicada às vítimas da covid-19.

Teles já venceu o concurso em 2014, na categoria Viagem. Na ocasião, ele fez um registro sobre o transporte de grãos no Brasil em um ensaio que mostrava o cotidiano das pessoas responsáveis por esse trabalho.

Neste ano, o concurso, que entra na 15ª edição, teve mais de 156 mil inscrições, um recorde da premisção. Dentre as categorias, estão ambiente, paisagem, retrato e natureza morta. Três finalistas foram selecionados para cada categoria. Todas as imagens foram tiradas em 2021.

"Em alguns momentos, todos nós podemos ter sentido que a atual crise da covid significava que o mundo havia parado, mas ao revisar esses projetos, fica claro que nada poderia estar mais longe da verdade", disse Mike Trow, presidente do painel que julgou a competição, em comunicado obtido pela CNN.

Além do brasileiro, há também nomes como Yun Chi Chen, de Taiwan, que se inspirou no processo de desenho de plantas arquitetônicas tradicionais para criar imagens em várias camadas de edifícios; Raphael Neal, do Reino Unido, que mostrou cenas de mudanças climáticas com retratos de adolescentes que herdarão os efeitos desta crise, além do americano Win McNamee, que registrou a icônica imagem do homem que invadiu o Capitólio dos EUA em 2021 vestindo chifres.

Os vencedores serão anunciados no dia 12 de abril, e uma seleção de imagens dos finalistas e dos fotógrafos selecionados formará uma exposição na Somerset House, em Londres, que começará no dia seguinte e durará até 2 de maio.

Veja as imagens: