Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhares de anchovas aparecem mortas misteriosamente em praia chilena; veja

Praia ficou tomada de anchovas e sardinhas mortos - Reuters/Juan Gonzalez
Praia ficou tomada de anchovas e sardinhas mortos Imagem: Reuters/Juan Gonzalez

Colaboração para o UOL

21/02/2022 10h47Atualizada em 21/02/2022 10h47

Milhares de sardinhas e anchovas foram encontradas mortas em uma praia no Chile, na região conhecida como Bío Bío. A situação foi registrada ontem.

Segundo o canal de televisão Tele Cinco, as autoridades ambientais da região chilena estão estudando as causas do incidente. Os moradores suspeitam que a qualidade da água na costa da península de Coliumo possa ter relação com a mortandade.

Alguns vizinhos que moram perto da praia garantem que a morte dos peixes está relacionada aos baixos níveis de oxigênio na água, o que teria levado esses animais a buscarem nutrientes mais próximos da costa, segundo informações apuradas pela Tele Cinco.

Mortandade de peixes no litoral do Chile foi registrada no último domingo - Reuters/Juan Gonzalez - Reuters/Juan Gonzalez
Mortandade de peixes no litoral do Chile foi registrada no último domingo
Imagem: Reuters/Juan Gonzalez

O evento não é inédito na costa chilena. Em fevereiro do ano passado, uma onda de peixes mortos invadiu a orla da praia de Aruco, que fica a pouco mais de 100 km da península de Coliumo.

Na época, foram levantadas duas hipóteses para o que pode ter acontecido. A primeira delas tem relação com a queda nos níveis de oxigênio, que também pode ser a causa desta vez. Há ainda a possibilidade de a mortandade ter relação com o descarte de poluentes de atividades de mineração.

Cães chegaram a se alimentar dos peixes encontrados mortos na praia - Reuters/Juan Gonzalez - Reuters/Juan Gonzalez
Praia ficou tomada de anchovas e sardinhas mortos
Imagem: Reuters/Juan Gonzalez