Criança brasileira de 4 anos morre em incêndio em edifício nos EUA
Uma criança brasileira de quatro anos morreu no incêndio de um edifício em Lowell, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O incêndio ocorreu na quinta-feira passada (3), mas a identidade de Pietra Emanuelle Silva Araujo foi divulgada apenas hoje. Ela era natural de Governador Valadares (MG) e se mudou com a família para os Estados Unidos apenas no ano passado.
Segundo a emissora americana NBC News, as equipes de bombeiros foram acionadas por volta das 14h30, na rua Maude, para atender à ocorrência de um incêndio em uma casa multifamiliar. Dois adultos e três crianças foram resgatados. Um homem precisou ser hospitalizado, mas as autoridades informaram que ele já estava estável após o atendimento médico.
O prefeito de Lowell, Sokhary Chau, disse à emissora local WFXT que Pietra estava sendo cuidada por uma babá quando o fogo começou.
"Acredito que a babá conseguiu dar aos bombeiros duas crianças para que eles resgatassem. Mas, em relação à garotinha de quatro anos, ao tomar uma decisão rápida, ela tenha dito para que a criança descesse as escadas correndo para sair. E acho que a garotinha ficou assustada com o fogo, com a fumaça", declarou.
Uma testemunha também relatou à NBC News que uma mulher, tentando fugir das chamas, jogou uma criança do terceiro andar do prédio em direção aos socorristas. De acordo com a emissora, ela teria sido regatada com sucesso.
Cerca de dez moradores ficaram desabrigados e receberam assistência da Cruz Vermelha Americana.
A causa do incêndio está sob investigação do Departamento de Bombeiros de Lowell, pela polícia de Lowell e pela Polícia Estadual.
O funeral de Pietra deve ocorrer no domingo (13) no McDonough Funeral Home. A instituição compartilhou uma biografia da brasileira. Nela, o estabelecimento informa que Pietra passou os primeiros três anos no Brasil.
Ela amava sua nova casa na América. Ela gostava de brincar com seus amigos e familiares, especialmente fora do parque. Ela amava sua família e eles a amavam. Sua família vai apreciar cada momento dos 4 anos que tiveram com ela. Ela estava aprendendo a falar inglês e o português, seu idioma nativo, e até apontava para amigos e familiares mais velhos quando eles cometiam um erro ao falar qualquer idioma. Ela foi um presente precioso, se foi cedo demais, fará falta a todos e sua família pede seu apoio e orações durante este período inimaginavelmente difícil.
McDonough Funeral Home
Uma vaquinha virtual também foi criada para ajudar os brasileiros vítimas do incêndio. Segundo a organizadora, Adriana Souza Swann, que diz ser vizinha do edifício atingido pelo fogo, três famílias estão sendo acolhidas em sua casa.
"Eles perderam tudo, mas, Graças a Deus, não perderam a vida. Só fazem sete meses que residem nos EUA e com isso também [existe] a barreira da língua. Peço a todos que orem por estas famílias e toda ajuda é bem-vinda. Muito obrigada e Deus abençoe a todos", escreveu em campanha no GoFundMe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.