Topo

Esse conteúdo é antigo

Personagem ignora crianças negras e parque americano recebe críticas; veja

Do UOL, em São Paulo

20/07/2022 12h44Atualizada em 21/07/2022 08h19

Um parque temático da Filadélfia (EUA) está sendo criticado nas redes sociais por ignorar crianças negras no domingo (16). Funcionários com fantasias no Sesame Place, parque baseado no programa de TV infantil "Vila Sésamo", deixavam as crianças negras de lado na hora de abraçar e cumprimentar. Segundo a TV norte-americana CBS News, o parque alegou que o lugar defende a "inclusão e a igualdade em todas as formas".

Em vídeo que provocou a reação na internet, a mãe compartilhou alguém vestida da personagem Rosita ignorando as filhas no parque. "Estávamos saindo de Vila Sésamo e as crianças queriam parar para ver os personagens. Essa pessoa nojenta descaradamente disse não aos nossos filhos e então abraçou a garotinha branca ao nosso lado".

A mulher explicou que tentou falar com supervisor para tratar sobre o caso, mas não conseguiu. "Quando fui reclamar, eles me olharam como se eu fosse louca. Perguntei à senhora quem era o personagem e queria ver um supervisor, mas ela me disse que não sabia", disse. Ela também relatou que não visitará mais o parque.

A página oficial da Sesame Place respondeu às alegações e pediu desculpas pelo incidente, explicando que a fantasia usada dificulta a visão. "As fantasias que nossos artistas usam às vezes dificultam a visão em níveis mais baixos e às vezes nossos artistas perdem os pedidos de abraço de nossos convidados".

Além disso, o parque alegou que o gesto de "não" era para alguém que pediu para a artista segurar o bebê e já pediu desculpas para a família. "A personagem Rosita não ignorou intencionalmente as meninas e está devastada pelo mal-entendido".

Outros casos vieram à tona também, inclusive com a mesma personagem cumprimentando uma criança que estava ao lado de uma menina negra. Um registro também mostra uma mãe segurando a criança no colo e outra personagem a ignorando, preferindo acenar para um menino que estava perto.

A empresa se posicionou sobre esses outros casos também. "O que essas crianças experimentaram é inaceitável. Entramos em contato com o Sesame Place, nosso parceiro licenciado do parque, e eles nos garantiram que conduzirão um treinamento de preconceito e uma revisão completa das maneiras pelas quais eles se envolvem com famílias e convidados".

Com auto: