Gata nasce com duas faces na Tailândia e desafia estatísticas
Uma gata nasceu com duas faces na província de Lampang, no norte da Tailândia, no domingo (18). No entanto, em virtude de sua condição física, a felina não resistiu e morreu hoje, com apenas 4 dias de vida, superando as estatísticas e a expectativa de que não viveria mais do que 24h.
A chegada de um filhote com essa característica foi uma grande surpresa para o tutor Anuwat, 29. Em entrevista ao jornal thailandês The Thaiger, ele contou que sua gata Cat facilmente deu à luz o primeiro filhote, que veio ao mundo com saúde. Mas a mãe teve dificuldades em relação ao segundo. Ao levá-la a uma clínica veterinária, a gata passou por uma cesárea e, assim, nasceu a gatinha de duas faces.
Os felinos que nascem com essa condição são conhecidos como gatos Janus, homenagem ao deus romano de duas caras.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a criatura recebeu um nome para cada rosto. O esquerdo passou a se chamar Tung Ngern (saco de prata), enquanto o direito foi nomeado de Tung Tong (saco de ouro).
A condição física deixou o animal bastante frágil. Anuwat passou a alimentar cada uma das gatas separadamente. Mas, os médicos estimaram que elas morreriam poucas horas após o nascimento. Ainda assim, elas resistiram e o tutor começou a adotar um cuidado rígido para mantê-las vivas, com a esperança de deixá-las saudáveis até o crescimento e alcançarem uma vida longa.
"Eu quase não dormi desde que a gata de duas faces nasceu. Eu não conseguia manter a cabeça erguida, porque elas precisavam de atenção constante", disse.
Apesar dos esforços, o gato morreu na manhã desta quarta-feira (20), às 5:30 do horário local, devido a uma insuficiência respiratória.
A tragédia foi divulgada pelo tutor Anuwat em suas redes sociais, deixando seus seguidores chocados com a perda.
"Tung Ngern e Tung Tong morreram. Ela deixou este mundo. Eu não sei exatamente o que deu errado. Ela começou a lutar para respirar à 1h00 da manhã e eu coloquei o cobertor sobre ela. Abri o cobertor às 5h30 e ela não estava mais respirando. Seu corpo estava em boas condições. Ela nasceu em 18 de julho e morreu em 20 de julho. Ela lutou muito e foi muito paciente", escreveu.
No texto, o tutor também explicou que os poucos momentos em que as gatas estiveram vivas foi uma experiência singular, principalmente por vê-las lutando pela sobrevivência.
"Nos quatro dias que cuidei dela, ela enfrentou muitos desafios. Eu nunca vi nada parecido. Ela lutou para nascer. Sua mãe começou a dar à luz às 9h de domingo. Cat dormiu por mais de 12 horas antes de conhecer seus bebês e foi muito paciente, deixando-nos cuidar de Tung Ngern e Tung Tong, por apenas alguns dias. Tung Ngern e Tung Tong foram excelentes. Durmam bem pequeninas. Vocês não sofrerão mais. Fizemos tudo que podíamos", completou.
A expectativa de vida de um gato Janus é de apenas 24 horas. No entanto, um felino cinza chamado "Frank e Louie", nascido em Massachusetts (EUA), desafiou as estatísticas e viveu por 15 anos. Com isso, em 2012 ele entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.