Topo

Esse conteúdo é antigo

México tem terremoto e alerta de tsunami em data marcada por tragédias

Tremor foi sentido na Cidade do México e risco de tsunami foi levantado para partes do país - REUTERS/Henry Romero
Tremor foi sentido na Cidade do México e risco de tsunami foi levantado para partes do país Imagem: REUTERS/Henry Romero

Do UOL, em São Paulo

19/09/2022 16h47

Um tremor de magnitude 7,4 na Escala Richter atingiu o México na tarde de hoje, em uma data marcada por tragédias sísmicas na história do país latino.

Segundo o órgão Sismológico Nacional, responsável pelo monitoramento de tremores no país, o tremor teve como epicentro o município de Coalcoman, na região sudoeste do país.

Até o momento, não há ocorrências de mortos ou feridos registradas oficialmente.

Um alerta de tsunami foi emitido para a região costeira de Michoacán e Colima e a falta de energia foi relatada em alguns pontos da Cidade do México

Na Cidade do México, pessoas se concentraram do lado de fora de edifícios após o tremor.

Segundo a imprensa local, o tremor ocorreu poucas horas após o Simulacro Nacional, uma espécie de treino anual para situações envolvendo terremotos, que ocorre no dia em que o país relembra o Sismo da Cidade do México, de 1985.

Outros tremores marcaram 19 de setembro

Em 19 de setembro de 1985, um tremor de 8,1 graus de magnitude deixou um rastro de destruição na capital do país. O número de mortos na ocasião varia de acordo com as fontes, mas, segundo o Centro Nacional de Informação Ambiental, pelo menos 9,5 mil óbitos foram confirmados na ocasião.

Em 2017, um terremoto registrado em Puebla, também no dia 19 de setembro, deixou 370 mortos e dois mil feridos. Na ocasião, o tremor teve magnitude de 7,1 graus.