Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Placa de gelo cai e mata brasileiro em caverna na Argentina

Do UOL, em São Paulo*

03/11/2022 11h20Atualizada em 03/11/2022 12h34

Um turista brasileiro morreu na Argentina após ser atingido por uma placa de gelo que desprendeu de uma caverna nos arredores da cidade de Ushuaia. Segundo o jornal argentino Clarín, a vítima foi identificada como Dennis Cosmo Marín, de 37 anos. O acidente ocorreu na tarde de ontem, quando visitantes entraram na chamada Caverna de Jimbo, uma formação situada nas zonas glaciares e cujo acesso está proibido devido ao frequente desprendimento de pedras e fragmentos de gelo.

Desde 2021, a Prefeitura alerta visitantes e moradores para a proibição de entrar na caverna, com base em estudos científicos que indicam que o local está em risco de colapso.

Socorristas da Comissão de Auxílio de Ushuaia informaram que o resgate começou por volta das 16h de ontem. A vítima, segundo os agentes, estava com traumatismo craniano e com uma situação "muito delicada".

A tragédia foi registrada por um dos turistas em um vídeo reproduzido por meios locais, onde se vê o grupo entrar na caverna e o momento em que a placa cai sobre o visitante que liderava a expedição.

Nas imagens é possível também visualizar uma placa com o aviso para não entrar, situada vários metros antes da entrada da caverna. "O túnel na verdade é muito grande, gente. Olha lá a pedra caindo, olha lá. Toma cuidado", diz um homem que grava a cena. Segundos depois, a placa de gelo despenca e atinge um dos turistas. "Meu Deus do céu, não vão. Volta todo mundo!", grita o cinegrafista.

O turista foi localizado por volta das 19h30, quando já não apresentava sinais vitais.

dennis - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Dennis Cosmo Marín viajava sozinho de kombi pela Argentina, segundo as autoridades
Imagem: Reprodução/Instagram

Os socorristas constataram a morte e passaram cerca de 10 horas para fazer o resgate do corpo.

O caso foi encaminhado ao um tribunal de Ushuaia, onde o juiz Javier De Gamas Soler determinou a autopsia da vítima, informou a agência estatal Télam.

Os dados da vítima não foram divulgados, mas fontes judiciais citadas pela imprensa local indicaram que seria um homem de nacionalidade brasileira.

Ele não tinha documentação entre seus pertences e a identificação só foi confirmada na delegacia. Segundo o governo argentino, ele tinha aproximadamente 30 anos e viajava sozinho pelo país, morando em uma motorhome que estava no acampamento municipal de Rio Pipo, no sudoeste do Departamento de Ushuaia.

A Caverna de Jimbo fica em uma região de grande beleza natural dentro do Parque Nacional da Terra do Fogo, 3.100 quilômetros ao sul da capital argentina.

*Com informações da AFP