Topo

OPINIÃO

EUA aceitarem proposta de 'clube da paz' é muito difícil, diz ex-embaixador

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/02/2023 18h55

Os Estados Unidos não devem aceitar a proposta do presidente Lula de criação de um "clube da paz" para tentar mediar um acordo para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, segundo o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa.

Durante participação no UOL News nesta sexta-feira (10), Barbosa afirmou que o governo norte-americano está empenhado na guerra, inclusive fornecendo equipamentos e armas.

"Essa é uma ideia que o presidente e Lula está falando com alguns dignitários europeus, pode falar com a Índia, com a Indonésia, como mencionou, mas o governo americano dificilmente vai aceitar essa proposta", afirmou.

Segundo o ex-embaixador, tanto os Estados Unidos quanto a OTAN estão empenhados para que a Ucrânia vença a guerra contra a Rússia.

Vai ser muito difícil que os EUA e a OTAN, que estão tão empenhados nessa guerra, aceitem que se construa uma narrativa que dê uma porta de saída à Rússia, sem a Rússia desocupar os territórios, sobretudo o da Crimeia. Acho difícil nesse momento você avançar essa proposta.

Lula com Bernie Sanders mostra aproximação com ala mais à esquerda dos Democratas, diz ex-embaixador

Rubens Barbosa também comentou sobre o encontro do presidente Lula com Bernie Sanders, senador norte-americano e que chegou a participar da corrida presidencial pelos Democratas.

Para o ex-embaixador do Brasil nos EUA, não há nenhuma negociação entre Lula e Sanders, mas o encontro mostra uma aproximação do mandatário brasileiro com uma ala mais à esquerda do partido democrata.

"Essa visita teve um reconhecimento por parte do presidente Lula do papel que o Bernie Sanders está desenvolvendo dentro do Congresso americano, a mídia americana, condenando os ataques à democracia no Brasil", afirmou.

"Foi uma visita de reconhecimento e eles certamente reafirmaram toda essa política sobre o fortalecimento da democracia, dos Direitos Humanos no Brasil e nos Estados Unidos",completou.

Lula aborda defesa da democracia já nas primeiras palavras com Biden, diz Sakamoto

Durante sua participação no UOL News, o colunista do UOL, Leonardo Sakamoto, destacou que Lula iniciou seu contato com Joe Biden agradecendo pelo reconhecimento pela vitória nas eleições presidenciais brasileiras. Para o colunista, o mandatário brasileiro demonstrou interesse na defesa pela democracia logo nas primeiras palavras.

"Ele deixa claro a importância de os dois países promoverem a democracia na América Latina. Tanto Biden, como Lula, foram vítimas de tentativa de golpes", afirmou.

Sakamoto disse ainda que esse posicionamento entre os dois presidentes pode ser importante para que as plataformas digitais de redes sociais possam encontrar uma forma de regular discursos de ódio.

"Seria interessante, exatamente por conta desse posicionamento [entre os dois], que nascesse algum movimento para as plataformas digitais de redes sociais e aplicativos de mensagem, pudessem fazer, na verdade, uma regulação global das plataformas para evitar que sejam usadas para trampolim golpista, trampolim de ódio e intolerância", completou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: