Estrela vermelha, crise: como foram reuniões de Lula com ex-chefes dos EUA
O presidente Lula (PT) faz hoje sua quinta visita à Casa Branca, sede do governo norte-americano, em Washington (EUA). Ele se encontrará com o presidente Joe Biden. No passado, o brasileiro já foi recebido por George W. Bush e Barack Obama, e discutiu assuntos como a crise financeira de 2008, liderança progressista, entre outros temas.
Os encontros de Lula com os antigos chefes de Estado dos EUA:
- 2002
O primeiro encontro de Lula com George W. Bush na Casa Branca ocorreu antes mesmo de o brasileiro assumir pela primeira vez a presidência e deu início a um novo ciclo de relações entre Brasil e Estados Unidos.
Lula, que foi chamado pela imprensa norte-americana de "candidato pró-[Fidel] Castro" antes da ocasião, usou uma estrela vermelha do PT na lapela, disse ter se sentido orgulhoso e que, se tivessem tocado o Hino Nacional, teria chorado.
Já Bush afirmou:
Algumas pessoas dizem que uma pessoa como o senhor não pode fazer negócios com uma pessoa como eu. Estamos reunidos hoje para mostrar que estão equivocados
George W. Bush, em dezembro de 2002
- 2003
Meses após o primeiro encontro e já empossado presidente do Brasil, Lula voltou à Casa Branca. A segunda reunião foi vista como uma demonstração da força política do petista, marcou o reconhecimento pelos EUA do papel de liderança internacional do Brasil e contou também com dez ministros brasileiros e várias autoridades norte-americanas.
O Brasil é e poderá continuar sendo um grande parceiro dos Estados Unidos
Lula, em junho de 2003
- 2008
Barack Obama já havia sido eleito no último encontro de Lula e George W. Bush na Casa Branca. Na Cúpula sobre Mercado Financeiro e Economia Mundial em Washington, foram discutidos os efeitos da crise econômica daquele ano.
A melhor solução para evitar que a crise se alastre são os países ricos resolverem seus problemas
Lula, em novembro de 2008
- 2009
Em 2009, Lula se encontrou pela primeira vez com o então presidente Barack Obama. Na ocasião, o brasileiro também discutiu os possíveis efeitos da crise econômica de 2008 no Brasil, além de temas como energia, a cúpula do G20 e a cúpula das Américas.
Um texto publicado pelo blog da Casa Branca na época afirmou que Obama disse ser "um grande admirador da liderança progressista e voltada para o futuro que o presidente Lula tem mostrado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.