Topo

Treta de gigantes: os navios de guerra que quase colidiram no mar de Taiwan

Colaboração para o UOL

06/06/2023 12h16

Um navio de guerra chinês chegou a poucos metros de atingir um destróier norte-americano no sábado (3). O contratorpedeiro dos Estados Unidos realizava exercícios conjuntos com o Canadá no Estreito de Taiwan.

Conheça os navios envolvidos no episódio:

USS Chung-Hoon

- - Reprodução / Official U.S. Navy Page - Reprodução / Official U.S. Navy Page
USS Chung-Hoon (DDG-93)
Imagem: Reprodução / Official U.S. Navy Page

É um contratorpedeiro de mísseis guiados classe Arleigh Burke da Marinha dos Estados Unidos. Fica baseado em Pearl Harbor, no Havaí (EUA).

Começou a ser construído em 17 de janeiro de 2001 — as construtoras responsáveis são a Bath Iron Works e a Northrop Grumman Ship Systems. O navio e a tripulação completaram o equipamento, testes nas docas e treinamento da tripulação em 7 de julho de 2004.

Foi nomeado em homenagem ao almirante da Marinha dos Estados Unidos Gordon Pai'ea Chung-Hoon, que serviu durante a Segunda Guerra Mundial.

Tem cerca de 155 metros de comprimento e 18 metros de feixe (a largura em seu ponto mais largo). Sua velocidade ultrapassa os 30 nós (56 km/h).

Seu armamento inclui míssil padrão, mísseis de lançamento vertical, torpedos Mk-46 e míssil Sea Sparrow. Além disso, conta também com dois helicópteros com mísseis Penguin/Hellfire e torpedos Mk 46/Mk 50.

Type 052D

- - Reprodução / Wikimedia Commons - Reprodução / Wikimedia Commons
Type 052D
Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons

É um contratorpedeiro de mísseis guiados classe Kunming da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês.

Foi desenvolvido de forma independente pela China. Seu primeiro exemplar foi encomendado em 2014 e, desde então, 25 foram construídos.

Tem 157 metros de comprimento, feixe de 17,2 metros e tripulação de 280 marinheiros. Sua velocidade também chega a 30 nós (56 km/h).

É equipado com 64 células do sistema de lançamento vertical (VLS) para mísseis terra-ar HHQ-9, torpedo ASW propulsionado por foguete Yu-8 e mísseis táticos de cruzeiro YJ-18. Além disso, também conta com um canhão principal de 130 mm, um de 30 mm, um de curto alcance e dois lançadores de torpedos triplos.