Topo

Submersível implodiu: onde foram achados os destroços do Titan?

Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions - OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS
Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions Imagem: OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

22/06/2023 17h22

Os destroços do submersível que implodiu no Oceano Atlântico foram localizados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, que também confirmou as mortes dos cinco ocupantes da embarcação.

Onde e como estavam os destroços?

Os destroços do submersível foram achados a 3,2 quilômetros de profundidade, no Oceano Atlântico.

Eles estavam a cerca de 480 metros do Titanic, segundo informaram as autoridades em uma área em que não há partes do histórico naufrágio. O navio afundou a cerca de 560 quilômetros da costa de Newfoundland, no Canadá.

A Guarda Costeira explicou que encontrou cinco grandes partes do submersível. Autoridades disseram que cinco peças principais da fuselagem do Titan foram detectadas em meio aos destroços ao redor do Titanic. Entre elas, um cone do nariz e um pedaço do casco. Um mergulhador envolvido nas buscas já havia citado uma estrutura de pouso (os "pés" do pequeno submersível em forma de tubo) e uma tampa traseira.

O estado dos destroços é consistente com a perda de pressão da cabine, o que gerou uma "implosão catastrófica", explicou o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

 Destroços foram localizados perto do Titanic - UOL - UOL
Destroços foram localizados perto do Titanic
Imagem: UOL

Submersível desapareceu no domingo

A embarcação Titan, da empresa OceanGate, submergiu na manhã de domingo (18). Os tripulantes eram turistas que pagaram cerca de R$ 1,2 milhão para ver o naufrágio do Titanic, que afundou em 1912.

Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição. Eram Stockton Rush, presidente da OceanGate; Hamish Harding, um bilionário de 59 anos, presidente da empresa de aviação Action Aviation; um empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho; e Paul-Henry Nargeolet, que é o capitão do submersível e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.

Pouco menos de duas horas depois de submergir, o submersível perdeu contato com o barco de apoio na superfície.

O Titan se perdeu cerca de 700 km ao sul de São João da Terra Nova, capital de Terra Nova e Labrador, a província mais ao leste do Canadá.