Topo

Implosão ou explosão: por que submarino colapsa no fundo do mar?

Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions - OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS
Submersível Titan operado pela OceanGate Expeditions Imagem: OceanGate Expeditions/Handout via REUTERS

Colaboração para o UOL

22/06/2023 16h44

A Guarda Costeira dos EUA confirmou, nesta quinta-feira (22), a morte dos cinco tripulantes do submersível que desapareceu no início da semana. O veículo aquático teria implodido dentro da água.

E a pergunta que ficou foi: implosão ou explosão?

Segundo Gustavo Roque da Silva Assi, professor da USP, em entrevista ao UOL, implosões ocorrem quando um submarino, ou submersível, neste caso, ultrapassa o seu limite de profundidade.

Os veículos são projetados para suportar uma certa pressão de acordo com suas características, como o diâmetro da embarcação, a espessura das paredes e do tipo de aço do qual é feito.

"Se ele passar da pressão determinada pelo projeto, ele estará sujeito a uma carga externa, de fora para dentro, maior do que ele consegue suportar. Assim, o submarino vai colapsar, ele vai implodir", diz Assi.

Outra possibilidade para uma implosão em ambiente de extrema pressão, segundo o pesquisador, seria se o veículo tiver tocado o solo marinho. "Se ele encostar em alguma coisa do lado de fora em meio a uma pressão muito alta, como seria no fundo do oceano, a estrutura não suportaria."

Em um caso de implosão, a chance de sobrevivência é nula. "Uma pessoa aguentaria nadar até, no máximo, uma profundidade de 50m. Uma falha estrutural em um submarino abaixo desta profundidade já seria catastrófica, mortífera para a tripulação."

Com informações de entrevista publicada em 28/11/2017