Militar russo que divulgava rotina de exercícios é morto enquanto corria
Do UOL, em São Paulo
12/07/2023 08h11Atualizada em 12/07/2023 08h14
Um comandante russo foi morto na segunda-feira (10) enquanto corria na cidade de Krasnodar, no sul do país.
O que aconteceu:
Stanislav Rzhitsky publicava sua rotina de exercícios no app Strava, usado por corredores e ciclistas para registrar o tempo de um circuito e localização. A imprensa russa especula que o assassino usou as publicações do Strava para seguir o militar.
O canal de informação russo no Telegram, Baza, diz que Rzhitsky atualizava seu perfil no Strava com detalhes da rota que ele seguia. A mídia Tsargrad diz que o ataque foi planejado "com tanto cuidado que não aparece em nenhuma câmera de vigilância".
Um dos circuitos regulares de corrida de Rzhitsky inclui o parque onde ele foi morto.
O motivo do crime é investigado pelo governo russo, que já identificou os suspeitos, informou a agência estatal TASS.
Rzhitsky foi comandante de um dos submarinos russos da classe Kilo na frota do Mar Negro, mas sua família diz que ele não participou da guerra contra a Ucrânia "de forma nenhuma". Ele apresentou um pedido de demissão das Forças Armadas russas em dezembro de 2021, diz a CNN dos EUA.
Em uma declaração no Telegram, o serviço secreto da Ucrânia detalhou a morte de Rzhitsky, mas não assumiu qualquer responsabilidade. A mensagem foi encontrada pela CNN dos EUA.
O comandante do submarino estava fazendo jogging em um parque em Krasnodar. Por volta das 6 da manhã, foi atingido sete vezes com uma pistola Makarov. Devido à chuva intensa, o parque estava deserto, pelo que não houve testemunhas que pudessem fornecer pormenores ou identificar o atacante.
Mensagem do serviço secreto da Ucrânia no Telegram