Irmãs podem ser presas por rebolarem em túmulos de soldados ucranianos
Colaboração para o UOL, em São Paulo
31/08/2023 15h25
Duas irmãs, que não tiveram suas identidades divulgadas, estão sendo acusadas pelas autoridades da Ucrânia de "profanarem" os túmulos de soldados mortos durante a guerra contra a Rússia, após gravarem vídeo em que surgem dançando entre as sepulturas dos militares no Cemitério Florestal de Kiev.
O que aconteceu:
Nas imagens, registradas em 24 de agosto, as irmãs surgem dançando e rebolando entre os túmulos dos soldados adornados por flores e com a bandeira da Ucrânia. As informações são do Daily Mail.
A gravação gerou revolta no país. A polícia ucraniana disse que as irmãs serão investigadas por suspeita de profanarem o local de descanso dos soldados. Se condenadas, elas podem pegar até cinco anos de prisão.
As duas mulheres se defenderam das críticas e disseram que foram para o cemitério para visitar o túmulo do pai, que teria morrido defendendo seu país na guerra. Elas alegaram que o pai teria achado a cena "engraçada", mas admitiram que estavam "erradas" e que o vídeo foi "inapropriado".
"Minha irmã e eu pedimos desculpas. Nós honramos a memória de cada soldado que morreu pela nossa pátria. Infelizmente, erramos em postar esse tipo de vídeo, embora não a gente não tivesse a intenção de profanar nossos heróis", disse uma delas.
O pai das jovens teria integrado a 95º Brigada das Forças Armadas da Ucrânia e morrido perto de Izium, na região de Donetsk, durante um ataque das tropas russas.