Brasileiros deixam Gaza e já estão no Egito
O grupo de brasileiros que aguardava há mais de um mês para deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira e chegou ao Egito na manhã de hoje, segundo o Itamaraty.
O que aconteceu
Etapa final da operação de repatriação. "Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", disse o Itamaraty em postagem no X, o antigo Twitter.
Grupo é composto por 22 brasileiros, 7 palestinos que têm Registro Nacional Migratório e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
Duas pessoas desistiram de deixar Gaza. "Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza", afirmou o Itamaraty. Essas duas pessoas são mãe e filha.
Segundo fontes diplomáticas, o grupo seguirá de ônibus por cerca de cinco horas até o Cairo, onde deve passar a noite antes de embarcar em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) com destino ao Brasil. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, acompanha os trâmites.

O embarque para o Brasil só deve acontecer amanhã. O voo será feito em uma aeronave VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, e terá escalas em Roma, Las Palmas (Espanha) e Recife, antes de chegar em Brasília.
A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 de segunda-feira, segundo informações da FAB. Assim que o avião tocar o solo de Brasília, a operação do governo federal terá resgatado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, segundo o Planalto.
Em vídeo compartilhado pela diplomacia brasileira, o comerciante Hasan Rabee agradece os esforços para a liberação. "Obrigada coronel, governo federal, presidente, embaixadores, equipe da embaixada no Egito, em Ramallah, que fez um grande esforço para tirar a gente de lá. Obrigada", disse.
Ele também mostra que a equipe do governo brasileiro levou comida para eles. Rabee mostra crianças comendo uma maçã, e diz que não há mais frutas em Gaza. O território está sitiado desde o início da guerra, em 7 de outubro.
Grupo com 34 brasileiros foi autorizado a sair de Gaza na última sexta-feira (10). O problema é que a fronteira com o Egito voltou a ser fechada logo após a autorização, por conta de um novo impasse em relação à passagem de ambulâncias. Israel queria garantias de que elas não estivessem transportando membros do Hamas.
Antes da autorização, o Egito já havia permitido que um avião da FAB pousasse na cidade de Al Arish, localizada a 53 km da região da Faixa de Gaza. Com o fechamento da fronteira, há cerca de quatro semanas, o avião da FAB foi deslocado até o aeroporto do Cairo para aguardar o fim do impasse.
Presidente Lula (PT) compartilhou atualização nas redes sociais. "Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", escreveu.
Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz. https://t.co/g1QEkvdZKP
-- Lula (@LulaOficial) November 12, 2023
335 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Carlos Oliveira
O Brasil depois dos últimos 4 anos, voltou a ter governo. Parabéns Itamaraty, parabéns aos brasileiros libertos hoje do campo de concentração mantido por Israel em Gaza. Parabéns aos eleitores do atual Presidente, o Lula. Que na próxima eleição votem num presidente mais honesto que o Lula. Com jeito e com o voto democrático o Brasil vai melhorar. Estamos nos afastando do buraco negro, sem ofensas raciais tá Aniele, ministra, kkkkkk, do governo Lula, que foram os últimos 4 anos de um presidente fake, com narrativas de fakadas no bucho, cornociatas e rapinagem do dinheiro público e de jóias do acervo do governo. Aproveito para reclamar do IBAMA que permanece em silêncio a respeito do sumiço do único exemplar do periquito careca que frequentou os puleiros da república nos últimos anos. O que aconteceu com essa espécie, foi extinta?
Claudia Maria de Souza Amorim
Estávamos torcendo para essa família conseguir sair de Gaza e chegar ao Brasil em segurança! Parabéns ao Itamaraty e ao Governo Lula! É uma situação de muito sofrimento aos palestinos! É necessário parar a guerra já! Palestina Livre! Que seja feito um acordo de paz entre Israel e Palestina! São povos irmãos!
Josue Andre de Oliveira
3, 2, 1, para: pessoas comentando que eles não são brasileiros. Só preconceito porque ninguém contesta a dupla cidadania dos que vieram do território de Israel. Existe um certo desprezo pelos mais pobres (e isso aconteceu também na Europa em 1940).