Esse conteúdo é antigo

Brasileiros deixam Gaza e já estão no Egito

O grupo de brasileiros que aguardava há mais de um mês para deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira e chegou ao Egito na manhã de hoje, segundo o Itamaraty.

O que aconteceu

Etapa final da operação de repatriação. "Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", disse o Itamaraty em postagem no X, o antigo Twitter.

Grupo é composto por 22 brasileiros, 7 palestinos que têm Registro Nacional Migratório e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Duas pessoas desistiram de deixar Gaza. "Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza", afirmou o Itamaraty. Essas duas pessoas são mãe e filha.

Segundo fontes diplomáticas, o grupo seguirá de ônibus por cerca de cinco horas até o Cairo, onde deve passar a noite antes de embarcar em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) com destino ao Brasil. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Carvalho Neto, acompanha os trâmites.

Avião da FAB no Egito que trará grupo de brasileiros retidos em Gaza de volta
Avião da FAB no Egito que trará grupo de brasileiros retidos em Gaza de volta Imagem: 12.nov.2023-Governo do Brasil/FAB

O embarque para o Brasil só deve acontecer amanhã. O voo será feito em uma aeronave VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, e terá escalas em Roma, Las Palmas (Espanha) e Recife, antes de chegar em Brasília.

A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 de segunda-feira, segundo informações da FAB. Assim que o avião tocar o solo de Brasília, a operação do governo federal terá resgatado um total de 1.477 passageiros, além de 53 animais domésticos, segundo o Planalto.

Em vídeo compartilhado pela diplomacia brasileira, o comerciante Hasan Rabee agradece os esforços para a liberação. "Obrigada coronel, governo federal, presidente, embaixadores, equipe da embaixada no Egito, em Ramallah, que fez um grande esforço para tirar a gente de lá. Obrigada", disse.

Continua após a publicidade

Ele também mostra que a equipe do governo brasileiro levou comida para eles. Rabee mostra crianças comendo uma maçã, e diz que não há mais frutas em Gaza. O território está sitiado desde o início da guerra, em 7 de outubro.

Grupo com 34 brasileiros foi autorizado a sair de Gaza na última sexta-feira (10). O problema é que a fronteira com o Egito voltou a ser fechada logo após a autorização, por conta de um novo impasse em relação à passagem de ambulâncias. Israel queria garantias de que elas não estivessem transportando membros do Hamas.

Antes da autorização, o Egito já havia permitido que um avião da FAB pousasse na cidade de Al Arish, localizada a 53 km da região da Faixa de Gaza. Com o fechamento da fronteira, há cerca de quatro semanas, o avião da FAB foi deslocado até o aeroporto do Cairo para aguardar o fim do impasse.

Presidente Lula (PT) compartilhou atualização nas redes sociais. "Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz", escreveu.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.