Avião com repatriados de Gaza segue para Brasília após parada técnica em PE
Do UOL, em São Paulo
13/11/2023 20h23Atualizada em 13/11/2023 21h18
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com 32 brasileiros e parentes que saíram da Faixa de Gaza aterrissou às 20h21 (horário de Brasília) na Base Aérea do Recife para uma parada técnica. A aeronave decolou rumo a Brasília às 21h07.
O que aconteceu
Em solo brasileiro, o grupo desembarcou rapidamente enquanto o avião era reabastecido e retornou à aeronave às 21h.
Do Recife, os repatriados seguem para Brasília, onde serão recepcionados pelo presidente Lula (PT). A previsão da chegada é 23h30 (horário de Brasília).
A aeronave já havia parado em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, às 17h20 da hora local (14h20 em Brasília). O VC-2 (Embraer 190) partiu primeiramente do Cairo, no Egito.
Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da FAB, antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil.
No total, o avião transporta 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da zona de conflito no Oriente Médio.
O governo está em contato com as famílias das pessoas que chegarão nesta segunda. Nos casos de não haver parentes, serão buscadas lideranças da comunidade palestina no país. Também haverá abrigos a disposição.
Ainda não há uma segunda lista oficial para resgatar brasileiros de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, outras pessoas manifestaram interesse em sair do território, mas não confirmaram.