Conteúdo publicado há 5 meses

Embaixador: Mais pessoas têm interesse em deixar Gaza, mas não há 2ª lista

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, falou hoje que outras pessoas, além das 32 que saíram da Faixa de Gaza, manifestaram interesse em sair do território, mas não confirmaram. O governo brasileiro ainda não trabalha com uma segunda lista oficial. As declarações foram dadas em entrevista à GloboNews.

O que ele disse

"Eles [outros brasileiros] demonstraram possível desejo de sair, mas não confirmaram isso, esse é o motivo pelo qual não foi sequer solicitada a saída delas", disse, negando a existência de uma segunda lista de nomes. "Tudo indica que há dúvidas, senão já teriam tomado a decisão".

Embaixador disse que equipe continua a postos. "Tudo vai depender do agravamento ou não do conflito, variáveis que não controlamos. Mas estaremos a postos para tomar, no momento oportuno, uma decisão nesse sentido".

Grupo com 32 pessoas conseguiu deixar Faixa de Gaza hoje. Entre eles, estão 22 brasileiros, sete palestinos com RNM (Registro Nacional Migratório) e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens.

Eles passarão a noite no Cairo antes de embarcarem de volta para o Brasil em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira). O voo deve sair na manhã de amanhã e durar cerca de 14h. A previsão de chegada é às 19h (horário de Brasília), mas tudo vai depender do horário da decolagem.

Brasileiros estavam retidos na Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o Hamas. Eles aguardavam a liberação dos governos de Israel e do Egito para cruzar a fronteira há mais de um mês.

Deixe seu comentário

Só para assinantes