O que você quer escrito na sua lápide? Essas pessoas colocaram receitas
Do UOL, em São Paulo
08/01/2024 04h00
Esqueça versículos da Bíblia ou versos de música: quando o assunto são epitáfios, a nova tendência nos cemitérios dos Estados Unidos é eternizar a receita favorita no túmulo.
Kathryn Andrews, que morreu em 2019, aos 97 anos, ficou famosa na TV americana graças à sua receita de fudge — uma espécie de bolo de chocolate. Sucesso nas reuniões frequentadas pela idosa, é ela que ilustra a lápide em que a mulher foi enterrada, em Utah, de acordo com o canal FOX13.
Os seis ingredientes do doce acompanham as instruções usadas pela própria Kathryn. E a lápide da idosa é parecida com a de dezenas de outros cozinheiros que levaram suas receitas até o túmulo (literalmente).
Muitas delas ganharam a internet graças à influenciadora Rosie Grant, que anda "à caça" de lápides com receitas há mais de dois anos. Suas descobertas começaram em 2022, quando ela fez um estágio em um cemitério em Washington D.C., documentando informações sobre o funcionamento do lugar.
Em uma das aulas da universidade, de criação de conteúdo, seu professor pediu que ela criasse uma página no TikTok sobre o assunto que quisesse, foi quando ela decidiu dividir com o mundo as receitas que encontrou nos túmulos, reproduzindo as instruções.
A primeira receita foram cookies amanteigados e, desde então, mais de 10 pratos fazem parte do acervo culinário escondido nos cemitérios dos Estados Unidos, incluindo itens tradicionais, como bolo de cenoura e bolinho de carne.
Legado culinário
Hoje, depois de cozinhar as receitas, a influenciadora volta aos túmulos com os pratos já prontos, dividindo a experiência de provar a comida ao lado de seus autores — a maioria deles, mulheres.
"Quanto mais receitas eu fazia mais tinha respostas de todo mundo. Eu comecei a entender o quão importante cozinhar é para as pessoas e para as histórias familiares", detalhou ela em entrevista ao The Guardian.
Apesar de as descobertas de Rosie serem recentes, os túmulos homenageando receitas existem desde Antes de Cristo. Um exemplo é o memorial do padeiro Eurísace, em Roma, tem gravações em pedra sobre a forma que ele fazia seus pães.
Para o futuro, ela pretende continuar descobrindo os túmulos bem mais recentes. Cemitérios em pelo menos mais cinco estados do país estão na lista: Alasca, Flórida, Kansas, Michigan e Arkansas.