EUA: Republicanos fazem hoje 1ª votação em primárias; Trump é favorito
Eleitores do estado de Iowa, nos Estados Unidos, darão início às primárias republicanas hoje —o primeiro passo para as eleições presidenciais americanas que irão ocorrer em novembro.
O que aconteceu
Os eleitores republicanos irão escolher entre Donald Trump e outros quatro nomes, com destaque para Nikki Haley e Ron DeSantis. Segundo as pesquisas eleitorais, os últimos dois disputam para ver quem pode competir com Trump, já que o ex-presidente é visto como favorito e pode levar mais de 50% das urnas.
A disputa pelo segundo lugar pode influenciar nas primárias de outros estados. DeSantis, governador da Flórida, e Haley, a ex-embaixadora dos EUA na ONU, são os mais prováveis a emergirem como a principal alternativa a Trump no cenário republicano.
Uma vitória muito expressiva de Trump em Iowa reforçaria seu argumento de que ele é o único candidato que pode derrotar Joe Biden. Apesar de as primárias do Partido Democrata ainda não terem começado, o atual presidente deve ser facilmente escolhido como nome para disputar a reeleição.
As primeiras primárias do Partido Democrata ocorrerão na Carolina do Sul. O partido resolveu não realizá-las em Iowa pelo perfil conservador do estado. O evento acontece no dia 3 de fevereiro.
'Caucus' em Iowa: entenda importância
Historicamente, Iowa tem destaque por ser o primeiro estado com primárias. Os candidatos costumam passar meses se espalhando pelo Estado e se apresentando aos eleitores, e muitas campanhas terminaram depois de uma apresentação ruim ali.
Ao mesmo tempo, a representação da população, que é mais conservadora, pode não ser um bom recorte. Em 2008, 2012 e 2016 — as três últimas disputas competitivas —, o vencedor dos caucuses republicanos de Iowa não conseguiu garantir a indicação, em parte porque a grande população evangélica de Iowa significa que o estado é mais socialmente conservador do que o país como um todo.
As primárias em Iowa exigem comparecimento presencial dos eleitores —um desafio em meio a uma forte onda de frio. Diferentemente de uma eleição normal, os "caucuses" de Iowa exigem que os eleitores se reúnam pessoalmente na segunda-feira à noite, a partir das 19h (22h no horário de Brasília), em pequenos grupos em igrejas, escolas e centros comunitários, onde votam em segredo após discursos dos representantes das campanhas.
Trump mantém liderança apesar de ser alvo de processos
O controle de Trump sobre seus apoiadores mais leais pode lhe dar uma vantagem sobre o frio. Uma pesquisa eleitoral divulgada no sábado mostrou que Trump tinha muito mais apoiadores que estavam "extremamente" ou "muito" entusiasmados com a disputa hoje.
O ex-presidente mantém favoritismo apesar de responder por acusações de golpe de estado. Trump responde por tentar alterar os resultados das eleições presidenciais de 2020, bem como pelo seu papel na invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Ele também é acusado de ter levado consigo documentos ultrassecretos quando saiu da Casa Branca e de ter dado dinheiro a uma atriz pornô para manter silêncio nas vésperas das eleições.
*Com informações da Reuters