Crocodilo fujão, piloto sugado: estes acidentes de avião são inacreditáveis
Do UOL, em São Paulo
31/01/2024 04h00
Cinco aviões desapareceram após decolar de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), em 1945 —o que provocou o conhecido mistério do Triângulo das Bermudas. Esse, no entanto, não é o único na lista de acidentes de avião misteriosos e inacreditáveis. O jornal "Daily Mail" elencou eventos inesperados: tem réptil perigoso solto em voo, cão na pista e avião pousando em cima de outro. Confira:
Crocodilo solto
Um avião da Filair caiu em 2010 no Congo, fazendo com que o piloto e outras 18 pessoas morressem. O jato mergulhou no chão durante um voo de rotina.
As investigações revelaram que tudo aconteceu após um réptil fugir de dentro da mochila de um dos passageiros, causando pânico. Segundo o único sobrevivente da tragédia, ao fugir, o réptil teria feito todos irem para a frente do avião, desestabilizando-o e fazendo-o cair sobre uma casa perto de seu destino. Felizmente, os ocupantes da propriedade estavam fora no momento.
Intrusos na cabine
Um avião da companhia Aeroflot que seguia de Moscou a Hong Kong caiu na cordilheira Kuznetsk Alatau em 1994, quando os filhos do piloto entraram na cabine de comando. A tragédia matou 63 passageiros e 12 tripulantes. Nenhuma prova de mau funcionamento técnico foi encontrada.
Gravações da caixa preta revelaram que os filhos de 12 e 16 anos do piloto estavam presentes ao lado do pai na cabine e desativaram o controle do piloto automático do Airbus A310 quando se sentaram na cadeira. Na sequência, o avião entrou em um mergulho quase vertical impossível de ser controlado e, como não havia alarme sonoro da desconexão parcial do piloto automático, a tripulação teria permanecido sem saber o que estava acontecendo.
O milagre do Rio Hudson
Três minutos após decolar do aeroporto de La Guardia, em Nova York (EUA), as turbinas de um Airbus A320 pegaram fogo. Elas teriam se chocado com uma revoada de gansos. A cabine se encheu de fumaça.
O piloto acabou pousando lentamente sobre as águas do Rio Hudson, que estava a 7ºC negativos. O caso ocorreu em 2009.
Em minutos, os seis membros da tribulação colocaram os 155 passageiros em cima das asas, enquanto aguardavam por socorro. A ação rápida fez com que todos fossem resgatados. O capitão Chesley Sullenberger III, na época com 57 anos, tornou-se herói nacional.
Um aterrissou em outro
Um avião de pequeno porte terminou em cima de outro após pousar no aeroporto Northwest Regional de Roanoke, Texas, no ano de 2008. Um queria pousar, o outro decolar.
Ambas as hélices foram esmagadas, e os aviões foram seriamente danificados, embora felizmente ninguém tenha ficado ferido.
O mistério do voo 19
Este foi o desaparecimento que provocou a lenda do Triângulo das Bermudas. Em 5 de dezembro de 1945, uma esquadrilha de cinco Grumman TBF Avenger deixou a base aérea de Fort Lauderdale. Cada um deles levava três homens (um piloto, um radioperador e um artilheiro), com exceção de uma aeronave (que conduzia apenas um piloto e um artilheiro), totalizando 14 homens desaparecidos.
O grupo era liderado pelo experiente instrutor de voo Charles Taylor que, uma hora e meia depois de decolar, passou um rádio dizendo que ambas as suas bússolas estavam fora de órbita e que o grupo não tinha ideia de onde estava. O controle de terra chegou a enviar equipes de busca, mas nunca os encontrou. A tragédia piorou quando um dos aviões enviados para resgatá-los, com 13 tripulantes, também desapareceu.
Abelhas a bordo
Um enxame de abelhas conseguiu desviar um voo da companhia aérea Allegiant em abril 2014, após "nublar" o para-brisas e, em seguida, ser sugado pelos motores do avião, criando fumaça dentro da aeronave. Antes que a situação terminasse em tragédia, os pilotos retornaram ao Aeroporto Internacional McCarran, em Minnessota (EUA) e pousaram em segurança.
Cão na pista
Um avião na Indonésia foi obrigado a desviar, e acabou caindo em uma vala, após um cachorro avançar pela pista de pouso. Apesar de a manobra ter afetado as lâminas da asa direita, os 30 passageiros e tripulantes desembarcaram rapidamente e sem ferimentos. O caso ocorreu em 2009.
Buquê incendiário
Uma recepção de casamento na Itália, em 2009, terminou em desastre. O casal havia contratado um ultraleve para que o buquê fosse jogado do alto em direção às convidadas. Só que as flores caíram no motor do avião, que pegou fogo e explodiu. O copiloto, Isidoro Pensieri, de 44 anos, foi hospitalizado em Pisa com graves lesões faciais e na cabeça e duas pernas quebradas. Já o piloto, de 61 anos de idade, chamado Luciano Nannelli, escapou ileso do acidente.
Piloto sugado
Durante um voo de Birmingham para Málaga em 1990, uma grande parte do para-brisa de um avião da British Airways caiu, fazendo com que o piloto fosse quase que completamente sugado através da abertura. Ele só não morreu porque um comissário de bordo foi capaz de agarrar as pernas dele na hora certa. O capitão permaneceu pendurado para fora por 15 minutos e, milagrosamente, sofreu apenas algumas fraturas. O acidente aconteceu após o pessoal da manutenção substituir os parafusos do para-brisa por outros impróprios dois dias antes.