Islândia tem 3ª erupção vulcânica em 2 meses e decreta emergência; vídeo
Do UOL*, em São Paulo
08/02/2024 16h10Atualizada em 08/02/2024 16h18
Um vulcão entrou em erupção hoje na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, danificando canos de água quente e obrigando o governo local a decretar estado de emergência. É a terceira vez desde 18 de dezembro que o país registra fenômenos desta natureza.
O que aconteceu
Erupção aconteceu de madrugada, 30 minutos após um 'pequeno terremoto'. Segundo a Guarda Costeira da Islândia, que sobrevoou a área, a erupção aconteceu na mesma região que o fenômeno registrado em 18 de dezembro. O terremoto de hoje causou uma fissura de quase três quilômetros de comprimento, de onde saem fluxos de lava vermelha e uma fumaça densa (assista acima).
Fumaça pode ser vista da capital Reykjavik, a cerca de 40 km de distância. O jato de lava chegou a atingir 80 metros de altura. O balneário geotérmico de Blue Lagoon, um dos destinos turísticos mais populares da Islândia, foi fechado temporariamente. A expectativa é de que o local siga interditado amanhã (9), de acordo com a BBC News.
População foi orientada a limitar o uso de água quente em pleno inverno. Em nota, a Defesa Civil explicou que o principal duto da região está quebrado, causando escassez de água quente na península de Reykjanes. "É importante que casas e estabelecimentos comerciais economizem eletricidade e água quente", diz. O problema afeta mais de 20 mil pessoas, segundo o jornal britânico The Guardian.
Há tanques que armazenam água quente na região, mas estoque é limitado. A Defesa Civil acredita que, se o consumo não diminuir, a água quente disponível vai durar de três a seis horas, contadas a partir das 13h (horário local, 10h em Brasília). Esse prazo pode chegar a 12 horas caso a população siga as recomendações de racionamento, completa o comunicado.
Foi a terceira erupção vulcânica registrada na Islândia desde 18 de dezembro. A anterior aconteceu em 14 de janeiro, perto de Grindavík, uma cidade de 4.000 habitantes que já havia sido evacuada em novembro por precaução. Com 32 sistemas ativos, o país é a região de maior atividade vulcânica da Europa.
(*Com AFP)