Musk diz que condenação de réu pelo 8/1 é 'muito superior ao crime'
O bilionário Elon Musk, dono do 'X', criticou a condenação imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a Wellington Luiz Firmino, um dos réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele foi sentenciado a 17 anos de prisão.
O que aconteceu
Musk respondeu a uma publicação no X sobre a condenação. "A menos que falte alguma coisa aqui [no post], a punição é muito superior ao crime", escreveu.
Até o momento, o STF condenou 131 envolvidos no 8/1, com penas que variam de três a 17 anos.
As condenações são por dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. A Procuradoria-Geral da República, no total, formulou 1.390 denúncias e busca acordos com mais de mil denunciados, por meio dos quais haveria a confissão dos crimes para que o caso não fosse a julgamento.
Musk se reuniu com o governo Lula (PT) após os atos golpistas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele apareceu de surpresa em uma reunião virtual com representantes do antigo Twitter no Brasil e integrantes do governo.
Questionado sobre posts que incentivavam um golpe de Estado, o dono do X teria dito que estava feliz pela situação estar sob controle. Musk também afirmou que a democracia brasileira era sólida e o Brasil era muito importante para a empresa. Porém, Musk teria ressaltado "a importância de defender a liberdade de expressão" e de examinar o "contexto" das publicações.
Unless something is missing here, the punishment is far in excess of the crime
-- Elon Musk (@elonmusk) March 13, 2024
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.