Conteúdo publicado há 1 mês

Musk diz que condenação de réu pelo 8/1 é 'muito superior ao crime'

O bilionário Elon Musk, dono do 'X', criticou a condenação imposta pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a Wellington Luiz Firmino, um dos réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Ele foi sentenciado a 17 anos de prisão.

O que aconteceu

Musk respondeu a uma publicação no X sobre a condenação. "A menos que falte alguma coisa aqui [no post], a punição é muito superior ao crime", escreveu.

Até o momento, o STF condenou 131 envolvidos no 8/1, com penas que variam de três a 17 anos.

As condenações são por dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa. A Procuradoria-Geral da República, no total, formulou 1.390 denúncias e busca acordos com mais de mil denunciados, por meio dos quais haveria a confissão dos crimes para que o caso não fosse a julgamento.

Musk se reuniu com o governo Lula (PT) após os atos golpistas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele apareceu de surpresa em uma reunião virtual com representantes do antigo Twitter no Brasil e integrantes do governo.

Questionado sobre posts que incentivavam um golpe de Estado, o dono do X teria dito que estava feliz pela situação estar sob controle. Musk também afirmou que a democracia brasileira era sólida e o Brasil era muito importante para a empresa. Porém, Musk teria ressaltado "a importância de defender a liberdade de expressão" e de examinar o "contexto" das publicações.

Deixe seu comentário

Só para assinantes